NOTÍCIAS

Pernambuco 11:42, 21 mai 2018 Ministro da Educação visita escolas em Pernambuco

Foto:

Rossieli Soares visitou duas escolas de ensino em tempo integral

A Escola Técnica Estadual (ETE) Cícero Dias, localizada em Boa Viagem, no Recife, e a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) de Paulista, no município de Paulista, receberam na última sexta-feira (18) a visita do ministro da Educação, Rossieli Soares, e do secretário de Educação do Estado, Fred Amancio. Com o objetivo de conhecer mais sobre o ensino em tempo integral, o ministro conversou com gestores, professores, estudantes e técnicos das Gerências Regionais de Educação (GREs) a fim de ficar por dentro das metodologias aplicadas nas unidades de ensino.

“Pernambuco tem uma história muito importante em educação integral e serviu de inspiração para todo o país. Acredito que este modelo possa ser levado para outros estados, pois o que queremos é que os bons modelos se espalhem e transformem a vida desses jovens que assumem o protagonismo e trazem bons resultados para vidas deles, mostrando que é possível fazer uma melhor educação”, afirmou o ministro, Rossieli Soares, sobre o motivo da sua visita.

Ao longo do dia, o ministro conferiu projetos vivenciados nas unidades de ensino, assim como as metodologias e práticas de gestão aplicadas durante o dia a dia escolar. Na EREM de Paulista há um adendo: a unidade é umas das poucas que possuem a oferta de tempo integral com jornada dupla, são cinco em todo o território pernambucano. A primeira escola a ofertar esta modalidade foi a EREM Padre Francisco Carneiro, também localizada em Paulista, em 2016. 

Darlane Raquel, de 16 anos, é estudante da ETE Cícero Dias e está no terceiro ano do curso de Multimídia. Para ela, a escola apresenta diversas oportunidades para que o estudante cresça pelo caminho que mais se interessar. “Quando estamos nos intervalos vemos a quantidade de atividades que podemos fazer, tem o pessoal de música, do teatro, da dança, literatura, entre outras que são criadas pelos próprios estudantes e a gestão abraça a ideia. Como passamos o dia inteiro aqui, pois entramos pela manhã e só largamos à tarde, essas atividades tornam o nosso dia a dia bem mais interativo e animado, transforma a escola num lugar mais atrativo”, contou a jovem.

Com 387 escolas de ensino médio em tempo integral, Pernambuco tem a maior, e mais antiga, rede de ensino nesta modalidade no Brasil. “Somos o primeiro estado a ter o modelo integral no ensino médio, e hoje, mais da metade dos nossos estudantes dessa fase escolar estão matriculados em escolas de tempo integral. Ficamos muito orgulhosos em receber a visita do ministro, é muito bom recebê-lo e apresentar os avanços educacionais do nosso Estado”, comentou Fred Amancio sobre a visita.


Tags: Pernambuco PE Rede Estadual PE Educação Pernambuco Ensino Integral em PE