NOTÍCIAS

Amapá 12:22, 18 jan 2019 Escolas da zona norte de Macapá ganham reforço no ensino fundamental com novos livros

Escolas da zona norte de Macapá ganham reforço no ensino fundamental com novos livros

Entrega foi feita pelo governo estadual nas escolas Maria Mãe de Deus e Dom José Maritano, localizadas nos bairros Brasil Novo e Novo Horizonte.

Por Wellington Costa

O material didático do Programa de Aprendizagem do Amapá (Paap) está chegando a todos os municípios do Estado. Na manhã desta quinta-feira, 17, o governador Waldez Góes e a equipe da Secretaria de Estado da Educação (Seed) entregaram kits pedagógicos em duas escolas estaduais da zona norte de Macapá: Maria Mãe de Deus e Dom José Maritano, localizadas nos bairros Brasil Novo e Novo Horizonte, respectivamente.

Foram entregues 260 kits para estudantes e professores (do 1º ao 5º ano do ensino fundamental) para a Escola Maria Mãe de Deus e outros 360 kits para a Escola Dom José Maritano. A ação faz parte do Paap, lançado em junho de 2017, pelo governo do Estado em parceria com o Governo do Ceará. A metodologia assegura que os estudantes ingressem mais bem preparados no ensino médio.

O kit do estudante contém cadernos de atividades de Língua Portuguesa e Matemática; cadernos de produção textual, além de coleções de livros de histórias. Os itens variam de acordo com a série do aluno. Já o kit do professor inclui: livro paradidático para reforçar a alfabetização; orientação didática; caderno de registros; cartazes; jogos matemáticos; CD´s, coletânea amapaense e coleção de livros infantis. O Estado investiu aproximadamente R$ 2 milhões para aquisição do material pedagógico.

Para a dona de casa Renilda Nunes, o material vai reforçar o aprendizado da filha Rebeca, que está no 2º ano do ensino fundamental. “Por ser um material que traz textos, músicas e imagens locais, acredito que nossos filhos terão mais conhecimento sobre a cultura de onde vivem, tornando o aprendizado mais fácil”, comentou.

Reforço

As entregas foram acompanhadas de apresentações de danças regionais e leitura de poesias reforçando a importância da educação. Durante o evento, o governador Waldez Góes reforçou a importância da comunidade escolar em trabalhar unida para fortalecer o projeto e alavancar os índices educacionais.

“É importante que além dos gestores e professores, os pais conheçam melhor sobre o Programa de Aprendizagem do Amapá e, juntos, trabalhem com a comunidade escolar para melhorar os índices educacionais do Estado. Esse material didático vem para reforçar o aprendizado de nossas crianças”, destacou Waldez.

O material pedagógico busca auxiliar a equidade dos estudantes amapaenses em Língua Portuguesa e Matemática, entre outras áreas do conhecimento, reforçando a qualidade dos conteúdos aplicados em sala de aula.

“A entrega do material pedagógico é mais uma demonstração do compromisso do governo com a educação do Estado. Munidos com essa nova ferramenta educacional, nossas escolas terão oportunidade de reverter o jogo, positivamente, fazendo com que nossos estudantes desenvolvam as habilidades necessárias para bons desempenhos em português e matemática”, reforçou a secretária de Educação, Goreth Sousa.

Cronograma de entregas

Durante o mês de janeiro, as escolas da rede estadual vão receber todos os materiais didáticos do Programa de Aprendizagem do Amapá. A entrega nos municípios será de responsabilidade das secretarias municipais de educação.


Tags: Amapá AP Ensino Básico livros didáticos Aprendizagem PAAP