NOTÍCIAS

Rio Grande do Norte 13:30, 30 out 2019 Escolas estaduais participam da 15ª Feira do Livro de Mossoró

Escolas estaduais participam da 15ª Feira do Livro de Mossoró

A feira acontece até o dia 3 de novembro. (Foto: Cedida)

Um total de 264 escolas de rede estadual de ensino terão os acervos de suas bibliotecas renovados durante a 15ª edição da Feira do Livro de Mossoró, evento anual cujo objetivo é difundir a literatura – com ênfase nas obras potiguares – por meio de exposições e vendas de livros. A feira, que começou nesta quarta-feira (30), segue com programação aberta até o dia 3 de novembro, e acontece no Partage Shopping, localizado no bairro Nova Betânia, em Mossoró.

A Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer estima que cerca de 81 mil alunos sejam beneficiados com as compras que cada gestor poderá fazer para os acervos bibliotecários durante a feira. Autores independentes e editoras contarão com a compra direta das escolas por meio do programa RN Literário, que destinou, este ano, R$ 850 mil para as feiras do livro em Natal, realizada em setembro, e agora em Mossoró.

Com as compras, as escolas estaduais das regionais de Angicos, Currais Novos, Caicó, Assu, Mossoró, Apodi, Umarizal e Pau dos Ferros movimentarão R$ 310.115,10. O valor recebido por cada unidade de ensino varia de acordo com o número de discentes da escola, sendo 40% do recurso recebido destinado exclusivamente à compra de obras de autores potiguares.

A iniciativa, de acordo com a coordenadora do Núcleo do Livro, Leitura e Biblioteca da SEEC, Erileide Rocha, trata-se de uma “política de valorização e reconhecimento aos autores potiguares”, uma vez que estimula a difusão do conhecimento acerca da literatura regional nas escolas estaduais. 

Feira do Livro de Mossoró

Realizada pela primeira vez em 2005, a Feira do Livro de Mossoró tem como principal objetivo fomentar a educação por meio do hábito da leitura. Para isso, o evento conta com uma programação diversificada, que apresenta atividades como lançamento de livros, contação de histórias, bate-papos, exposições, poesias, além de atrações culturais como peças teatrais e dança.

Ao longo das 14 primeiras edições mais de 700 mil pessoas já visitaram a feira. Este ano, o evento receberá 17 expositores, com destaca para a celebração dos 70 anos do poeta Antônio Francisco, mossoroense patrono da feira e um dos membros da Academia Brasileira de Cordel. 


Tags: Rio Grande do Norte Portal RN