NOTÍCIAS

No Amapá 17:01, 18 set 2020 Escrevendo o Futuro: programa abre inscrições para curso de formação de multiplicadores

Escrevendo o Futuro: programa abre inscrições para curso de formação de multiplicadores

A formação é destinada aos professores de língua portuguesa de todo estado. A inscrição é gratuita e pode ser feita até o dia 18 de setembro.

Por João Marcos Chaves 


O programa Escrevendo o Futuro, da Secretaria de Educação (Seed), está com as inscrições abertas para o curso de formação de multiplicadores. Os interessados têm até o dia 18 de setembro para se inscreverem através do endereço https://bityli.com/FMAEF.

O programa é de cunho nacional e desde 2008 está ligado ao Estado, que é o responsável pela realização da formação. Essa ação faz parte das estratégias que a Secretaria de Educação precisa realizar ao aderir ao Escrevendo o Futuro.

O curso de formação de multiplicadores é direcionado aos professores de língua portuguesa de todo o Amapá, porém a inscrição é livre para interessados de áreas semelhantes. A formação será realizada de 21 a 25 de setembro, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem do Centro de Valorização da Educação (AVA CVEduc).

A formação de multiplicadores busca preparar os professores para o desenvolvimento de suas práticas pedagógicas dentro e fora da sala de aula. Na edição deste ano o curso vai abordar assuntos relacionados ao letramento nas mais diversas áreas de linguagens e do conhecimento, levando em consideração o momento em que vivemos, buscando atentar para um novo olhar na educação do estado.

Entre todas as edições, esta é a primeira vez que a formação acontecerá de forma online, sendo ministrada pela docente formadora, doutora em Linguística, Celeste Maria Ribeiro, que também é educadora da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e faz parte da rede de ancoragem da Olimpíada de Língua Portuguesa, representante Amapá.

Outro ponto importante: os estudantes, professores e demais profissionais da Educação do estado, são preparados para atuarem na Olimpíada de Língua Portuguesa através dessa formação, que trabalha ainda o desenvolvimento gramatical.

O programa Escrevendo o Futuro faz parte de uma rede de atuação nacional que atua no desenvolvimento da educação, contando com a parceria do Itaú Social, Fundação Roberto Marinho, Canal Futura, Conselho de Educação (Consed), União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Ministério da Educação e da Coordenação Técnica do Centro de Pesquisa e Ação Comunitária e Cultural (Cenpec).

Live de chamamento

No dia 16 setembro, às 10h, acontecerá a live de chamamento. O momento será para a apresentação do curso, mostrando o que será proporcionado com a formação dos profissionais da Educação do estado.

Durante a transmissão, que será realizada através do canal do YouTube Seed-Ap, estarão presentes os técnicos da Rede de Ancoragem, representantes do Centro de Pesquisa e Ação Comunitária e Cultural (Cenpec) e professores campeões da Olimpíada de Língua Portuguesa.


Tags: Amapá Educação AP Formação Qualificação No Amapá