15:34, 13 nov 2015
Gestão Escolar

Especialista em Gestão Escolar apontam parâmetros para a Gestão Escolar

Foto: Ascom/Consed

Técnicos das Secretarias Estaduais de Educação trocaram experiências e propuseram caminhos para a Gestão Escolar Brasileira.

Gestores responsáveis pela Gestão Escolar das Secretarias Estaduais de Educação participaram do I Encontro do Fórum de Gestão Escolar, nos dias 5 e 6 de novembro, em São Paulo, que reuniu subsecretários de educação, superintendentes, diretores coordenadores pedagógicos das Secretarias Estaduais de Educação. A abertura do encontro contou com a participação das coordenadoras do eixo estratégico do Consed - Gestão Escolar, Maria Cecilia Amendola da Motta, vice-presidente do Consed e secretária de Estado da Educação de Mato Grosso do Sul e a professora Fátima Gavioli, secretária de Estado de Educação de Rondônia.

O evento foi realizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação – Consed com o apoio da Fundação Itaú Social. O encontro teve como metodologia de trabalho a nova Governança do Consed, que por meio de seis (6) eixos estratégicos articulados, propõem metas e objetivos reais para uma educação de todos e para todos - dentre os eixos estratégicos – a Gestão Escolar tema do nosso encontro. Objetivamente, o Fórum será uma instância de especialistas ligados ao Consed para discussão e assessoria técnica nas discussões relativas a temática.

Parâmetros nacionais para a Gestão Escolar

Os técnicos participaram intensamente dos debates e também na formulação dos principais pontos de convergência sobre os parâmetros nacionais para a Gestão Escolar.

Maise Marini, superintendente de Desenvolvimento de Pessoas da SEDUC-RJ destacou a oportunidade do espaço para a discussão sobre a melhor forma de provimento da função de Gestor Escolar, considerando a importância deste “profissional para o alcance do objetivo maior que é o aprendizado do estudante". Fábio Pereira, subsecretário de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação da SE-DF, também considera  importante o espaço de debate para a troca de experiência entre os estados. “Tivemos a oportunidade ao longo do evento, de conhecermos as vantagens e desvantagens dos mais diversos modelos de seleção de gestores escolares”, considerou.

Para Evaldo Viana, diretor de Gestão Estratégica e Relações Institucionais da SEE-AC, “apesar dos diferentes modelos de seleção” nas diferentes experiências estaduais, os técnicos foram  “unânimes em defender um modelo de seleção de gestor escolar, que contemple a certificação e a consulta pública conforme estabelecido na Meta 19 do PNE”.

A coordenadora de Gestão Escolar da SED-SC, Maristela Fagherazzi, destacou que o Consed, ao instituir o Fórum de Gestão Escolar, consolida um importante espaço de estudo, troca de experiências e definição de diretrizes, em âmbito nacional e que a iniciativa “possibilitará a cada ente federado, aperfeiçoar os processos de escolha de direção escolar, de formação continuada e de orientação e acompanhamento dos gestores escolares”, pontuou.  

Ana Rejane, diretora de Gestão e Inspeção Escolar da Seduc-PI reiterou a importância do Fórum como um espaço privilegiado de discussão e construção coletiva de destacou que “especialmente sobre o perfil o gestor escolar, é necessário a implementação de uma educação com qualidade social e que uma gestão de resultados é imprescindível para a continuidade do trabalho.

Grupo Executivo - O Fórum Gestão Escolar conta com um grupo executivo que tem o papel de elaborar propostas e assessorar tecnicamente os trabalhos do eixo. E a secretaria executiva deste grupo ficou a cargo do  superintendente de Políticas de Educação da SEDUC-MS, Waldir Leonel, que ficará responsável por operacionalizar as ações técnicas e as demandas do Eixo estratégico, coordenado por  Maria Cecilia Amendola da Motta, vice-presidente do Consed e secretária de Estado da Educação de Mato Grosso do Sul e a professora Fátima Gavioli, secretária de Estado de Educação de Rondônia.

O Grupo Executivo é composto por representantes regionais, sendo pela região sul Eziquiel Menta, do Paraná e Maristela Fagherazzi, de Santa Catarina; a região sudeste Ana Valéria Dantas, do Rio de Janeiro e Renata Libardi, do estado de São Paulo; representante da região centro-oeste Fábio Pereira de Souza, do Distrito Federal e Gislaine Mesquita, de Goiás; na região norte Evaldo Viana, do Acre e Elizabeth Siqueira, de Rondônia; e na região nordeste José Welto Gama, de Sergipe e Edione Cabral, de Pernambuco.

Compartilhar

Outras Notícias