NOTÍCIAS

Tocantins 11:44, 9 jul 2020 Estratégias para a elaboração de material didático são abordadas em oficina realizada pela Educação

Fabrícia Neli Johann Martins é a coordenadora da comissão para elaboração do material didático do PAM e é responsável pela Utemas da Seduc As atividades on-line trabalharam diferentes aspectos da produção de materiais didáticos
Foto: Marcio Vieira/Governo do Tocantins

Participaram da oficina técnicos da Seduc e a comissão para elaboração de material didático do Programa Pátria Amada Mirim

Cláudio Paixão/Governo do Tocantins

O processo, os desafios e as estratégias para a elaboração de material didático foram trabalhados nos dois dias da oficina técnica realizada pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). A primeira etapa das atividades ocorreu na quinta-feira, 2, e encerra hoje, 9. Nesta quinta-feira, os participantes da oficina apresentam o resultado do seu trabalho.

A proposta da oficina, inicialmente, era direcionada à comissão para elaboração do material didático para o Programa Pátria Amada Mirim (PAM), a quem compete a elaboração, revisão, uniformização e editoração do material voltado ao eixo da Educação Ambiental, conforme diretrizes e regulamentação do programa. A comissão foi instituída por meio de portaria publicada no Diário Oficial do Estado de nº 5.563.

Realizada por meio de ambiente virtual, a formação foi estendida para outros profissionais que atuam na Seduc e trabalham com a elaboração de materiais didático, somando-se quase 50 pessoas. A oficina foi ministrada por Marcos Irondes Coelho, doutorando em educação na Amazônia e mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

A coordenadora da comissão para elaboração do material didático do PAM, Fabrícia Neli Johann Martins, que é responsável pela Unidade Técnica Executiva de Meio Ambiente e Saúde (Utemas) da Seduc, explicou a proposta das atividades práticas realizadas nesta quinta-feira.

“Foram apresentados os ensaios de produção, por meio de grupos, seguindo um roteiro pré-determinado e as informações compartilhadas no primeiro dia. Hoje ocorre a apresentação do material produzido e a análise do material de outro grupo. É uma vivência do trabalho de elaboração e de avaliação de um trabalho externo”, explicou a coordenadora.

No primeiro dia de oficina, foram trabalhados temas relativos à linguagem, adequação e cuidados técnico-pedagógico na produção de matérias pedagógicos para que esses possam atender a sua finalidade – a aprendizagem dos estudantes e a orientação ao professor, de modo que o material seja de fácil aplicabilidade e ofereça conhecimentos e atividades lúdicas.

A assessora da Diretoria de Desenvolvimento da Educação Patrícia da Silva Freitas avaliou a importância da iniciativa. “Era necessário um momento como esse, pois nos fez praticar, de forma orientada, a produção de material, que é esse que apresentamos hoje. Eu já venho participando de algumas produções na Secretaria e, às vezes, existiam algumas dificuldades que, com a oficina foram sanadas”, ressaltou. 

Práticas

A equipe de professores especialistas das diferentes áreas da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes tem entre suas atribuições a elaboração de materiais didáticos e institucionais, tais como guias, roteiros de atividades, planos de aula, apostilas, cartilhas e orientações pedagógicas, alguns voltados aos educadores e outros destinados à utilização direta com os alunos.

Assim, o principal objetivo da iniciativa foi aprimorar as habilidades de elaboradores e/ou conteudistas dos profissionais da Seduc e comissão de elaboração de material do PAM quanto à seleção de fontes, análise e adaptação de textos científicos e didáticos, linguagem, proposição de atividades e adequação quanto ao público-alvo e finalidade. As atividades on-line foram organizadas e coordenadas pela Superintendência de Desenvolvimento da Educação, mediada pela Unidade Técnica Executiva de Meio Ambiente e Saúde.


Tags: Tocantins TO Seduc TO