NOTÍCIAS

Educação 12:10, 14 nov 2019 Estudante de Palmeira das Missões entrega sua primeira obra ao Governador e ao Secretário da Educação

Estudante de Palmeira das Missões entrega sua primeira obra ao Governador e ao Secretário da Educação

Isabelle Bonini Gabbi, de nove anos, participou de projeto piloto de estímulo à leitura que será ampliado em 2020

A estudante Isabelle Bonini Gabbi, do Colégio Três Mártires, de Palmeira das Missões, de nove anos, realizou um sonho na tarde desta quarta-feira, 13 de novembro. Ela entregou, em mãos, o seu primeiro livro ao Governador do Estado, Eduardo leite, e ao secretário estadual da Educação, Faisal Karam. A obra, "Adara, confissões de uma órfã", conta a história de uma menina que foge da guerra civil na Síria para a Espanha. De lá, foi enviada para o Brasil, onde foi recebida muito bem e se destacou pela habilidade que possuía para a dança do ventre.


Isabelle participou de um projeto piloto desenvolvido pela Plataforma Elefante Letrado em 2019. “Durante o ano li mais de 400 livros, que me inspiraram a escrever. A ideia de enredo surgiu a partir de uma novela – Órfãos da Terra, e de uma música da banda Tribalistas (Diáspora), que gosto muito, e acho que deu certo”, conta, orgulhosa, a pequena escritora. O projeto do qual Isabelle foi precursora será ampliado em 2020, e deve chegar a mais de 200 escolas. “A escrita e a leitura têm um poder transformador. Nossas escolas públicas são ricas em iniciativas que inspiram, como essa da Isabelle. Nossos alunos têm uma enorme capacidade de invenção, tem sensibilidade e querem inovar e empreender. Vamos incentivar essas ações”, destaca Karam.


A diretora da Elefante Letrado, Monica Timm, foi uma das grandes incentivadoras da pequena autora. Na obra, editada pela Secretaria da Educação, Monica destaca as qualidades que inspiraram a aluna. “São tantos os personagens que conheces. Vem daí tua necessidade de escrever: da inquietação com tantos enredos, da preocupação com o sentimento dos outros, da tua vontade de criar novos mundos”.

O governador Eduardo Leite garantiu que pretende estender a plataforma de leitura digital, ampliando para todas as escolas da rede estadual. Serão 120 escolas inicialmente, com previsão da expansão. "Espero que o exemplo da Isabelle sirva para estimular outras crianças", explicou. 

O Elefante Letrado é uma plataforma digital de leitura, direcionada a alunos dos anos iniciais e Ensino Fundamental. Projetada para desenvolver a formação do hábito da leitura e a compreensão, conta com mais de 900 títulos em português e inglês, de autores como Ziraldo, Monteiro Lobato, Martha Medeiros, Charles Perrault e Marcelo Carneiro da Cunha.


Tags: Educação RS livro