NOTÍCIAS

Bahia 19:46, 19 jan 2021 Estudante do CJCC de Vitória da Conquista está na seletiva para as Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2021

Estudante do CJCC de Vitória da Conquista está na seletiva para as Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2021

Estudante do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Vitória da Conquista e do 2⁰ ano do Ensino Médio do Centro Integrado de Educação Navarro de Brito, Sara Roberta Lucas Domiciano, 18, está radiante com a possibilidade de participar das Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2021. Depois de ser medalhista na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) 2020 – que aconteceu virtualmente por conta da pandemia do Coronavírus –, ela foi convidada para participar das seletivas para o evento internacional.

Sara Roberta fala sobre o seu interesse pela Astronomia, as dificuldades que a pandemia impôs aos estudantes e a ajuda que teve no CJCC, através da professora Karine Brandão. “Foi, realmente, muito difícil 2020 no que se refere aos estudos, porém a professora Karine me incentivou a fazer a prova da OBA e eu fiz, pois sempre gostei dessa área de Astronomia e, quando ela me disse que eu tinha conquistado a medalha de bronze, fiquei muito feliz e senti um impulso a mais para seguir nesse desafio que é gostar de astronomia. O CJCC me ensinou muitas coisas e não deixou nenhum aluno na mão, auxiliando e incentivando a gente. Espero poder continuar aprendendo com todos eles”, declarou a estudante.

A professora Karine Brandão conta que Sara e outros 60 estudantes fizeram o curso “No mundo da lua”, oferecido pelo CJCC e ministrado por ela, tendo sido iniciado presencialmente, no começo do ano passado, e continuado virtualmente, por causa da pandemia. A partir desse workshop, ela os incentivou a participar da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. “Do CJCC, oito participaram da OBA e Sara teve a melhor nota, foi medalhista. Como ela tem o desejo de seguir a carreira de astrofísica, eu a incentivei passar pela experiência. Com este desempenho na OBA, ela foi convidada pelos organizadores a participar da seletiva internacional, que consiste em três provas on-line, tendo feito a primeira na última sexta-feira, e se ela passar em todas as etapas, vai concorrer nas Olimpíadas Internacionais de Astronomia. Estamos fortemente na torcida”.

A diretora do CJCC de Vitória da Conquista, Alice Irigoyen, comentou sobre o sucesso da estudante. “Ficamos muito felizes com a conquista de Sara. Participar das olimpíadas é um desafio tanto para os estudantes, quanto para a professora que os apoia. Mas é de grande importância, pois estimula os jovens a descobrirem novos conhecimentos e despertarem o interesse por diferentes áreas de ensino”.

Tags: Bahia Estudantes Olimpíadas BA Portal da Educação ASTRONOMIA