NOTÍCIAS

Redação 10:46, 5 dez 2019 Estudantes amapaenses são premiados em concurso de redação sobre educação fiscal

Estudantes amapaenses são premiados em concurso de redação sobre educação fiscal

Concurso tem o objetivo de conscientizar toda a comunidade quanto a ética e cidadania na escola e na sociedade.

Por Weverton Façanha 

Cerimônia premiou, na quarta-feira, 4, os vencedores do III Concurso de Redação do Programa de Educação Fiscal do Amapá, que, este ano, abordou o tema “Educação Fiscal: ética e cidadania”. Trinta escolas foram inscritas, e dezoito concluíram o processo. O evento premiou os três primeiros colocados, além de professores e escolas. O ato ocorreu no salão de eventos do Sebrae/AP.

O concurso tem o objetivo de conscientizar toda a comunidade quanto a ética e cidadania na escola e na sociedade, sensibilizando os estudantes para os valores que devem ser vivenciados no dia a dia, assim como despertar para a função socioeconômica dos tributos e aplicação dos recursos públicos.

De acordo com o secretário adjunto da Receita Estadual, Benedito de Souza, o projeto tem a função de criar, através dos jovens, uma conscientização fiscal. “Nós queremos colocar para a população como é importante conhecer os detalhes deste trabalho e mostrar como é o recolhimento de impostos, e como eles são investidos na sociedade. Desta forma, também, evidenciar a maneira como estes impostos são aplicados”, destacou.

Ao fim de todo o processo, três redações foram escolhidas como as melhores, e os vencedores receberam celulares, notebook e certificados. O concurso foi disputado por alunos do ensino médio do 1º ao 3º ano. As instituições de ensino e professores vencedores também foram premiados.

Na ordem, levaram premiações Wesley Palmeirim, 18 anos, aluno do 3º ano da Escola Estadual Cecília Pinto, Suziele Moraes da Silva, 17 anos, da Escola Estadual Esther Virgolino, e Camily Vitória Conceição, 17 anos, da Escola Estadual Maria Ivone de Menezes.

O estudante vencedor do concurso disse que não esperava ganhar. “Só tenho a agradecer a todos, pois, era um assunto que eu não conhecia, mas, assim mesmo, não desisti e consegui fazer uma boa dissertação, e, quando ouvi o meu nome como primeiro lugar, fiquei muito feliz”, comemorou Wesley.  

Essa foi a terceira edição do programa, promovido pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), em parceria com a Delegacia da Receita Federal, Secretaria de Estado da Educação (Seed) e o Sindicato dos Auditores Fiscais do Grupo TAF (SindiFisco).


Tags: Amapá AP Redação concurso