NOTÍCIAS

Bahia 12:10, 14 jul 2020 Estudantes baianos recebem material pedagógico durante período de suspensão das aulas

Estudantes baianos recebem material pedagógico durante período de suspensão das aulas

Quando as aulas da rede estadual foram suspensas, por conta da pandemia do novo Coronavírus, gestores e professores do Colégio Estadual Eliel Martins (CEEM), localizado no município de Ouriçangas, decidiram lançar o CEEM “ComVida”. A iniciativa tem como objetivo manter a rotina de estudos entre os estudantes durante este período de isolamento social. O projeto, que vem se destacando com o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), criado no Google Classroom, com conteúdos on-line, tarefas diversificadas e interativas, também busca contemplar os estudantes que não têm acesso fácil à internet. Os educadores, então, decidiram instalar na própria unidade um ambiente apropriado, com todos os cuidados de higienização necessários, para a entrega de atividades pedagógicas impressas, direcionadas justamente aos que não têm como estudar através do ambiente virtual.
A diretora do CEEM, Michelangela Silva dos Santos, ressalta que, mesmo neste complexo contexto de pandemia, a escola precisa estar conectada aos seus estudantes. “Então, buscamos realizar estratégias pedagógicas remotas diversas e criativas, pensando naqueles que têm e nos que não têm acesso à internet e isto é essencial para que todos mantenham a rotina de estudos e saibam que seus educadores continuam trabalhando por eles e torcendo para que voltem com saúde e muita vontade de aprender. O projeto CEEM “ComVida” é mais que uma ação de solidariedade pedagógica, é um ato de amor”.

O estudante José Anderson Conceição Nogueira,17, 3° ano, fala da iniciativa do colégio em manter conectado os estudantes com o processo de ensino e aprendizagem, mesmo aqueles que têm dificuldade de acesso à internet. “Este projeto ‘ComVida” é muito interessante pelo seu caráter solidário e, principalmente, por trazer conteúdos essenciais para a nossa vida de estudante. Vou ao colégio buscar o material impresso com todos os cuidados necessários, usando máscara, passando álcool em gel e mantendo o distanciamento. Sem dúvida nenhuma, esse material escolar facilitou bastante meus estudos, porque são conteúdos fáceis de se entender e muito interessantes”.

Letícia Kauane Trindade Cardoso, 17, 3° ano, também compartilha a sua satisfação com o projeto. “Eu, simplesmente, amei! O CEEM "Com Vida" veio com o intuito de promover o acesso igualitário à educação, por meio dessas atividades impressas que contém plano de estudos, que ajuda a gerenciar o tempo e a orientar a atividade de cada momento, além de desafiar a nossa concentração na fixação de conteúdos”, considera a estudante, que também toma todas as precauções quando vai ao colégio buscar o material, usando máscara e álcool em gel, bem como fazendo distanciamento social. 

A colega Edna Ferreira de Sena,17, 3° ano, que também, ao sair de casa se protege com máscara e álcool em gel que carrega na bolsa, conta que, na escola, todo o cuidado de manter a distância entre estudantes e funcionários é feito. “Tudo para que a gente tenha segurança para pegar o material impresso, que achei muito interessante e facilitou bastante os meus estudos. Este projeto é um complemento maravilhoso para a nossa aprendizagem”.

Suspensão das aulas - As aulas estão suspensas por decreto do Governo do Estado e serão repostas presencialmente na rede estadual de ensino com a definição de um novo calendário escolar.


Tags: Bahia BA Portal da Educação