NOTÍCIAS

Bahia 10:50, 4 jun 2020 Estudantes celebram Semana do Meio Ambiente com atividades on-line

Estudantes celebram Semana do Meio Ambiente com atividades on-line

Diante da pandemia do novo Coronavírus, que motivou a suspensão das aulas, os estudantes do Colégio Estadual Polivalente de Paulo Afonso, localizado no município de Paulo Afonso, estão protagonizando as ações em homenagem ao Dia Nacional da Educação Ambiental (3 de junho) e o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) de uma forma inusitada. Com o tema geral “Vivendo a história: pandemia, ser humano e meio ambiente”, a Semana do Meio Ambiente On-line Polivalente 2020 envolve os estudantes da unidade com atividades virtuais, que foram iniciadas na segunda-feira (1°) e prosseguem até esta sexta (5). O objetivo do projeto é oportunizar discussões relativas às mudanças ocorridas no mundo com a COVID-19 e a sociedade pós-pandemia em relação ao meio ambiente.

Os estudantes estão participando de discussões sobre um novo modelo de sociedade que o mundo pós-pandemia vai exigir e que todos deverão se adaptar. Sendo a escola um espaço onde seus sujeitos têm o papel de protagonizar e reinventar, como destacou a professora de Biologia e Ciência, Mabel Sherlla Campos da Silva, o Colégio Estadual Polivalente readaptou a Semana do Meio Ambiente para as redes sociais, por meio das quais são realizados debates sobre temas como pandemia e prevenção/combate do mosquito Aedes aegypti, e atividades lúdicas desenvolvidas pelos estudantes. 

“Está sendo uma semana desafiadora e gratificante, mais um momento de estarmos em contanto, mesmo que virtualmente, com os nossos estudantes. Apesar de algumas dificuldades encontradas com o uso das tecnologias, estamos tento um retorno muito significativo, com eles empenhados e participativos. Estamos muito felizes em poder oferecer e vivenciar este momento com nossos estudantes”, disse a professora Mabel.. Ela explica que foram readaptadas atividades tais como o Polidesafio (atividades visuais a partir da produção de fotos temáticas usando o fardamento oficial da unidade escolar); o Desafio da Paródia (competição de releitura de músicas voltadas à temática do meio ambiente); e o Recicla Poli (produção de brinquedos artesanais com material reciclado), além das palestras pelo Google Meet. No encerramento, na sexta (5), os estudantes vão realizar a exposição dos vídeos vencedores pelo Google Meet , às 17h, e a mostra das fotos e vídeos vencedores nos stories do Instagram do colégio, às 20h.

O estudante Erick Vinícius Barbosa dos Santos, 17, 3º ano, conta que está conseguiu se readaptar bem ao novo formato da Semana do Meio Ambiente On-line Polivalente. “Estou achando interessante, me adaptei bem. Os temas estão sendo bem atuais e, assim, pude aprender mais sobre, por exemplo, sobre a origem do Coronavírus e as formas de prevenção da COVID-19. Achei curioso saber que, com a quarentena, a vida marítima melhorou muito, a poluição do meio ambiente diminuiu, assim como os dejetos jogados na rua. Então, que a pandemia sirva ao menos para mudarmos as nossas atitudes em relação ao Meio Ambiente”.

A colega Jenifer Paiva, 17, 1º ano, revela que está sendo bem difícil este momento de isolamento social por causa da pandemia e, ao mesmo tempo, tem sido um período de reflexão. “Temos menos poluição no meio ambiente, as árvores estão crescendo, as ruas estão mais limpas e isto nos traz a lição de que precisamos mudar a forma que tratamos a natureza, devemos preservá-la melhor”.


Tags: Bahia BA Portal da Educação