NOTÍCIAS

Tocantins 12:20, 5 ago 2019 Estudantes da rede estadual incrementam aprendizado com carreta da Língua Portuguesa

Wesley Alexandrino falou que os espaços apresentados pela Carreta trazem inovações tecnológicas que chamam atenção A cultura dos países que falam português é abordada por meio de visores, telas interativas e jogos lúdicos Estudantes visitam exposição itinerante sobre língua portuguesa e têm contato com a cultura de países lusófonos Anna Klara contou que foi a primeira vez que teve acesso a um museu da língua portuguesa
Foto: Marcio Vieira/Governo do Tocantins

A carreta “A Energia da Língua Portuguesa” trouxe para Palmas uma exposição itinerante do Museu da Língua Portuguesa

Uma das atrações do Mês do Estudante, a carreta “A Energia da Língua Portuguesa” trouxe para Palmas uma exposição itinerante do Museu da Língua Portuguesa, que educa de forma lúdica. A carreta chegou ao Tocantins por meio de parceria da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) com a Investco e a EDP Brasil. Nos dias 3 e 4 de agosto, estudantes e comunidade podem visitar o espaço gratuitamente, que está montado na Praia da Graciosa. 

Diversas unidades escolares da capital marcaram presença para conferir o que a carreta traz de melhor sobre as culturas de países que falam a língua lusófona e suas diferenças e similaridades. Tudo isso por meio de visores, telas interativas, linha do tempo que aborda literatura, jogos sobre diferentes sotaques, soletração, painéis e outras atividades. 

A estudante da 1ª série do ensino médio no Centro de Ensino Médio (CEM) Tiradentes, Anna Klara, contou que foi a primeira vez que teve acesso a uma exposição do Museu da Língua Portuguesa. “Essa foi uma oportunidade importante para minha vida acadêmica, pois temos aqui um incentivo à prática da leitura e também um aprendizado novo sobre países tão parecidos e ao mesmo tempo diferentes do Brasil”, frisou. 

Soraia Maria Tomaz, coordenadora pedagógica, destacou o impacto da Carreta no aprendizado dos estudantes. “A iniciativa é positiva, pois vir aqui significa fazer uma viagem na história e pesquisas sobre escritores importantes para a literatura. Uma oportunidade que muitos estudantes estão tendo pela primeira vez e que irá contribuir para o processo de ensino e aprendizagem”, frisou. 

Já o estudante Wesley Alexandrino Dias, de 17 anos, falou que os espaços apresentados pela carreta trazem inovações tecnológicas que chamam atenção. “Nas telas expostas é possível ver uma narrativa da história da literatura, uma linha do tempo. E tudo é equipado com tecnologia digital que prende nossa atenção e facilita a interação e compreensão”.

Carreta

Utilizando a estrutura móvel de um caminhão, a mostra conta com 300 metros quadrados e permite que os visitantes conheçam mais sobre os países que falam a Língua Portuguesa, as peculiaridades e diferenças do português falado no Brasil e em Portugal e curiosidades sobre expressões comuns deste idioma, considerado o quinto mais falado do mundo e o mais utilizado no hemisfério sul. 

PG Meirelles, diretor de Relações Institucionais e Comunicação da Investco, destaca a importância dessa ação para a educação dos jovens tocantinenses. “Conhecer a língua que falamos é importante. Essa exposição traz curiosidades e conhecimento, de forma lúdica e explora bastante recursos tecnológicos que os estudantes gostam e aproveitam”, finalizou. 

A carreta permanecerá na Praia da Graciosa entre os dias 3 e 4 de agosto, com programação prevista de 15h as 22h. 

Mês do Estudante
 
Durante todo o mês, a Seduc realizará ações voltadas para os estudantes da rede estadual, em alusão ao Dia do Estudante, celebrado em 11 de agosto. Na programação, estão previstos os lançamentos da edição 2019 do projeto #ToNoEnem, com aulões voltados para o Exame Nacional do Ensino Médio, o programa Idioma nas Escolas (expansão do Centro de Línguas), Café Jovem em Ação, além de Palestras e inaugurações. As ações contemplarão todas as 13 Diretorias Regionais de Educação (DRE), chegando às 499 unidades de ensino da rede.


Tags: Tocantins TO Seduc