NOTÍCIAS

Sergipe 17:07, 22 abr 2020 Estudantes da rede estadual mudam a rotina e se comprometem com os estudos em casa

Foto:

Lives do Pré-universitário, material didático disponibilizado no site da Seduc, plataforma Google for Education, além do programa “Estude em Casa”, veiculado pela Aperipê TV, são ferramentas

As medidas de enfrentamento e combate ao coronavírus (Covid-19) fizeram com que todos os segmentos da sociedade se moldassem à atual situação. Com a educação básica, o cenário não é diferente. Atendendo às recomendações das autoridades de saúde, as aulas foram suspensas, mas a rotina não parou. A partir das intervenções dos professores que criaram salas de aula em ambientes virtuais, os estudantes da rede estadual de ensino puderam dar continuidade às suas atividades em casa com todo o apoio das ferramentas tecnológicas que vêm ressignificando as metodologias pedagógicas.

Na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), as lives do programa Pré-universitário da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) são um dos carros-chefe na rotina de estudos em casa. De segunda a sexta-feira, sempre às 19h30, professores se revezam para dirimir dúvidas e prestar informações sobre as principais áreas de conhecimentos do Enem. Nos primeiros dias de transmissão no instagram @preuni.seduc, quase 2 mil pessoas acessaram a plataforma.

Participante assídua das lives, a aluna Suzany Carvalho, matriculada no Polo do Preuni do Colégio Estadual Monsenhor Olímpio Campos, em Itabaianinha, destaca a importância das lives em sua rotina de estudos. Dentre os benefícios, ela detalha que a aula a distância permite que o estudante adote estratégias para o pleno desenvolvimento da aprendizagem, como a utilização dos resumos e mapas mentais, otimizando a divisão dos assuntos. “Com esse método você vai enxugar o máximo o assunto para não ficar cansativo na hora de revisar”, disse Suzany Carvalho.

A estudante Raquel Lopes, aluna do Colégio Estadual Gonçalo Rollemberg Leite, em Aracaju, conta que as ferramentas disponibilizadas pela equipe da escola têm a ajudado em suas atividades em casa, como o site desenvolvido exclusivamente para aluno em que é postado o conteúdo, além do contato diário por meio dos grupos de WhatsApp. Ciente da importância do distanciamento social, a jovem pede que todos fiquem em casa. “Quando mais a gente se cuidar, mais rápido estaremos de volta”, frisou a aluna do ensino médio em tempo integral.

Gabriel Cortês, aluno do Colégio Estadual Alcides Pereira, em Maruim, também enfatiza ganhos significativos com a nova rotina. Unidade que oferta o ensino médio em tempo integral, o Alcides adotou em suas atividades ferramentas como o Zoom, aplicativo para videoconferência, e a plataforma Google for Education, que dispõe de recursos digitais para promover a aprendizagem. “Meus estudos estão sendo bastante produtivos e consistentes, mesmo com esse distanciamento social, pois escolas como a minha decidiram dinamizar os estudos dos alunos aderindo aos recursos tecnológicos”, disse.

Cumprindo o distanciamento, a aluna Maria Aparecida dos Santos Dias, do Colégio Estadual Prefeito Joaldo Lima, em Itabaianinha, conta que tem aproveitado o conteúdo disponibilizado pelos professores. “As aulas estão suspensas, mas não podemos parar de estudar. Com a ajuda de alguns professores, que estão nos orientando com conteúdos escritos e vídeos, também estou revisando conteúdos já passados na sala de aula antes da suspensão. Essa iniciativa do governo será um incentivo a mais para nós estudantes”, destacou ela, referindo-se ao material do ´Estude em Casa´.

Material de apoio

Todo o conteúdo de apoio didático do Pré-universitário está disponível no Portal do Aluno, hospedado no site da Seduc, que pode ser acessado pelo link: http://www.seduc.se.gov.br/portaldoestudante/material.asp?GRUPO=Preuni. Nesse espaço, o estudante pode fazer download de todos os cadernos do programa, acessar os simulados online, além de baixar a tabela do Plano de Estudos, na qual o aluno pode organizar seus horários de estudo de acordo com as demandas semanais.

Estude em Casa

Estreando nesta segunda-feira, 20, o programa "Estude em Casa" chega aos domicílios dos sergipanos por meio do sinal digital da TV Aperipê (canal 6.1 -DTV), também por meio das redes sociais da TV, e transmitirá conteúdos curriculares para que os alunos do ensino fundamental e médio estudem em casa, com a produção e colaboração dos professores das redes estaduais dos estados do Amazonas e Sergipe. A videoaula é mais um canal disponibilizado pelo Governo de Sergipe, em parceria com o Governo do Amazonas, e não conta como hora/aula, sendo um reforço para os alunos que querem estudar.

As videoaulas serão veiculadas todos os dias, no horário das 9h às 11h40, com conteúdo para o Ensino Fundamental/Anos Finais, e das 16h às 18h, para os estudantes do Ensino Médio. As videoaulas estarão à disposição dos professores sergipanos nas mídias como suporte para o planejamento e desenvolvimento das atividades curriculares. As aulas também serão transmitidas via Internet, para atender aos municípios que não têm o sinal da TV. Os interessados poderão acessar as videoaulas no site: http://aperipe.com.br/ao-vivo/tv.


Tags: Sergipe SE estude em casa