NOTÍCIAS

Bahia 09:06, 9 jun 2020 Estudantes de Salvador compartilham experiências literárias on-line em Clube de Leitura

Estudantes de Salvador compartilham experiências literárias on-line em Clube de Leitura

Os estudantes membros do Clube de Leitura "O capítulo que falta", do Centro Estadual de Educação Profissional Formação e Eventos Isaías Alves (CEEP ICEIA), localizado em Salvador, estão compartilhando as suas experiências literárias de forma on-line, durante o período de isolamento social por conta da prevenção ao novo Coronavírus (COVID-19). As reuniões virtuais são realizadas através de um grupo de WhatApp e da plataforma MConf, que dispõe de recursos diversos como vídeo e áudio combinados, gravação de conferências, inserção de apresentações, utilização de chat e visualização compartilhada de imagens e streaming (serviço que transmite conteúdos pela a internet sem a necessidade de baixá-los).

A professora de Sociologia, Natália Figueiroa, ressaltou a importância do clube para o aprendizado e estímulo à leitura. "O clube foi criado em 2019 e as reuniões aconteciam na biblioteca da escola até antes da pandemia.   Esse espaço tem se mostrado uma iniciativa potente para criar laços e produzir conhecimento de uma forma transversal. Nossa experiência tem mostrado que a literatura é uma ponte para a alteridade. Buscamos alternativas para estimular a participação do grupo ao propor desafios, como o de realizar pequenas leituras e registrá-las ou mesmo de fazer comentários sobre o que foi lido nos encontros e registrar em vídeo para socializar com o grupo, através das redes sociais e mensageiro instantâneo. Também tem o acompanhamento de lives de autores conhecidos, além da busca de textos e contos para realizarmos encontros virtuais visando a leitura em conjunto". 

O estudante Fábio Henrique Saldanha Júnior, 18, do curso técnico em Informática, falou da sua experiência no clube. "Tem sido um aprendizado inexplicável, pois aprendemos não só a interpretação de texto, mas a sermos cidadãos. Fazemos novos amigos, lemos livros que não conhecíamos e conhecemos novos escritores. Foi através do clube que eu me apaixonei mais ainda pelos livros e me mostrou o verdadeiro significado do respeito, da amizade, do conhecimento, ou seja, tudo que colhemos nele são bons frutos", afirmou.

Segundo a estudante Lorena Roberta Nascimento dos Santos, 18, também do curso técnico em Informática, integrante do clube desde 2019, os encontros on-line são muito produtivos. "Com o intuito de manter esse projeto ativo, as professoras Natália, Regina e Salete tiveram a brilhante ideia de realizar nossos encontros por intermédio de vídeoconferência. As reuniões são um sucesso e eu posso afirmar que estão fazendo um bem inenarrável para o nosso psicológico e intelecto. A dedicação dessas professoras e a paixão pela literatura de nós, alunos, estão sendo capazes de manter as nossas reuniões em um momento tão delicado e me mostrou que este projeto transcende todas as dificuldades que possamos enfrentar", salientou. 

Suspensão das aulas - Em função da situação de emergência de Saúde Pública provocada pelo novo Coronavírus, as aulas foram suspensas em toda a Bahia e serão repostas presencialmente a partir de um novo calendário escolar.


Tags: Bahia Estudantes BA on-line