NOTÍCIAS

Iniciação Científica 12:04, 9 set 2019 Estudantes do CEAM/AHS participam de exposição em Congresso Internacional de Direitos Humanos, em MS

Estudantes do CEAM/AHS participam de exposição em Congresso Internacional de Direitos Humanos, em MS

Evento, promovido pela SED em parceira com a Universidade Católica Dom Bosco, também serve como fomento à iniciação científica dos alunos.

Campo Grande (MS) – O entendimento sobre migração, influências socioculturais e as diferentes práticas religiosas foram alguns dos destaques de uma importante ação realizada pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS), em parceria com a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), na última semana. Entre os dias 4 e 5 de setembro, estudantes do Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação (CEAM/AHS), participaram da exposição e apresentação de trabalhos no XVI Congresso Internacional de Direitos Humanos do Programa de Iniciação Científica PIBIC-Jr.

Realizado por intermédio da Coordenadoria de Políticas para a Educação Especial (Copesp), o evento contou com a apresentação de diversos trabalhos realizados pelos jovens, selecionados com base em diversas temáticas, como “A interculturalidade entre haitianos e brasileiros: um olhar da subalternização”, “Influências socioculturais da migração no Brasil”, “Mídia e Migração: as influências na produção da visão do migrante no cenário nacional”, “O islamismo em uma cultura ocidental” e “Prática religiosa de migrantes africanos no Brasil”.

Segundo a Gerente Pedagógica do CEAM/AHS, Eliane Morais Fraulob, a presença dos estudantes no evento estimula o interesse por trabalhos científicos, fomentado pelo próprio Centro. “A participação dos estudantes com altas habilidades/superdotação em Congressos com projetos de iniciação cientifica desperta a vocação e potencializa o desenvolvimento, além do pensamento científico e crítico, de forma a participar e contribuir ativamente com o meio cultural, social e acadêmico. (...) O Centro também exerce um importante papel e disponibiliza um tutor técnico que realiza a orientação e o acompanhamento dos estudantes junto à Universidade”, destaca Eliane.


Tags: Mato Grosso do Sul MS Iniciação Científica