NOTÍCIAS

Santa Catarina 15:12, 22 mai 2019 Estudantes do EMITI aprendem sobre Revolução Francesa com jogos de tabuleiro

Estudantes do EMITI aprendem sobre Revolução Francesa com jogos de tabuleiro

Aprender História por meio de jogos de tabuleiro pode soar estranho, mas é possível e ainda divertido. Pelo menos é assim que os 68 alunos dos 2º anos do Ensino Médio Integral em Tempo Integral (EMITI) da EEB Toneza Cascaes, em Orleans, Sul do Estado de Santa Catarina, estão aprendendo sobre Revolução Francesa - A queda da Bastilha e o fim do regime absolutista.

Como atividade do primeiro trimestre do ano letivo, o principal objetivo é trabalhar a cidadania, como os direitos e deveres desde a época da Revolução (1789-1799), até os dias de hoje, desenvolvendo as habilidades socioemocionais dos estudantes, como prevê o EMITI.

“A ideia foi realizar uma aula expositiva fazendo com que eles se divertissem, mas, claro, aprendessem o conteúdo, além de fomentar o protagonismo e a autonomia dos alunos dentro das competências do programa”, diz a professora de História, Cristiane Maccari.

As turmas se dividiram em grupos e criaram seus próprios tabuleiros, conforme cada fase da Revolução, como a invasão da Bastilha e o mandato do imperador Napoleão Bonaparte. “É uma aula mais dinâmica e bem mais fácil para aprender o que estudamos em sala de aula. É legal que interagimos com os colegas, trocamos ideias, o que também ajuda”, conta a aluna Emanuelle Vitorino Felisbino.

Ao todo, a unidade conta com 650 alunos do 9º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio. No EMITI, são 220 estudantes matriculados no 1º, 2º e 3º ano.

Tags: Santa Catarina SC EMITI Ensino Médio Integral em Tempo Integral