NOTÍCIAS

ENEM 12:20, 9 nov 2017 Estudantes do Rio de Janeiro com mais de 60 anos participam do Enem

Foto: Divulgação / SeeducRJ

Alunos que retornaram para as salas de aula para concluir os estudos farão o exame pela primeira vez

A primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi realizada no último domingo, dia 5. Mais de 6 milhões alunos de todo o país se inscreveram. Para um grupo de estudantes da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) do Rio de Janeiro participar das provas terá um significado especial: são pessoas com mais de 60 anos que passaram um tempo afastadas dos estudos e voltaram para as salas de aula para concluir essa etapa da vida e que pretendem conquistar buscar vaga no Ensino Superior.

Dados da 1ª fase de inscrições para o ano letivo de 2017 nas escolas públicas estaduais do Rio de Janeiro mostram que aumentou a procura de alunos que estavam afastados dos estudos. Em 2016, 3.852 pessoas realizaram a inscrição pela internet para ingressar novamente na rede estadual de ensino. Para o ano letivo de 2017, 13.524 candidatos que estavam afastados dos estudos se inscreveram para retornar para as salas de aula.

Uma das alunas que voltou a estudar e vai participar do Enem é a dona Shirleile Rocha, de 61 anos. Estudante da 3ª série do Ensino Médio do Ciep 183 - João Vitta, em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro, ela conta que está ansiosa pela prova e tem se empenhado em conseguir uma boa nota. Dona Shirleile também revela qual profissão deseja seguir.

– Quero ser professora de Português, pois fico muito admirada com o trabalho e dedicação dos nossos docentes – comenta.

Outro aluno que é um exemplo é o senhor José Carlos Nilo Chagas, que está na 3ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Estefânia Pereira Pinto, em Santo Eduardo, distrito de Campos dos Goytacazes, Região Norte do Rio de Janeiro. Com 60 anos, ele tem a admiração do corpo docente e dos outros estudantes da escola por conta da sua dedicação. Estudante do período noturno, José Carlos, inclusive, ajuda a cuidar da horta da unidade de ensino.

– Para mim é uma grande alegria voltar a estudar e participar da prova do Enem. Espero alcançar um bom resultado – diz.

Dona Marcelina Silva, de 64 anos, concluiu os estudos, neste ano, no Ciep 121 – Professor Joadélio Codeço, em São Gonçalo. Em busca de ingressar no curso superior de Gastronomia, ela também vai realizar o Enem e está empolgada com mais essa oportunidade em sua vida.

Tags: RJ ENEM