NOTÍCIAS

Bahia 14:11, 6 jul 2020 Estudantes e professores baianos participam de gincana virtual

Estudantes e professores baianos participam de gincana virtual

Os estudantes e professores do Colégio Estadual Monsenhor Turíbio Vilanova, localizado no município de Bom Jesus da Lapa, estão participando da gincana virtual "Aprendendo e recriando na pandemia", com a realização de diversas tarefas compartilhadas de forma on-line. A atividade pedagógica, que segue até o dia 10 de julho, tem o objetivo de possibilitar que os estudantes ampliem os seus conhecimentos, durante o período de isolamento social devido à pandemia do Coronavírus, por meio do uso da criatividade e dos conteúdos contextualizados. 

A gincana possui 13 equipes, nas quais os professores atuam como líderes. As tarefas são determinadas diariamente e devem ser executadas em 24 horas. A mobilização dos estudantes ocorre através do aplicativo WhatsApp, de reuniões virtuais na plataformas Google Meet e Google Classroom, do Facebook e do Instagram do colégio. Os conteúdos produzidos são avaliados e selecionados e são postados nas redes sociais da escola. A equipe que receber o maior número de likes, no total de todas as tarefas postadas, vence a gincana. As primeiras tarefas consistiram na criação de templates e vídeos de paródia com os nomes das equipes. 

A diretora do colégio, Tânia Maria Laranjeira, falou da importância da atividade. "A gincana foi pensada como uma forma de melhorar a autoestima, pois eles estão sentindo falta do convívio escolar e, também, para a melhoria dos conhecimentos como um todo, visto que trabalhamos na construção de várias atividades diversificadas com o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)".

A estudante Manoela Dias, 15 anos, do curso técnico em Administração, disse que a gincana está servindo para ampliar os seus conhecimentos. "É uma maneira de continuar a aprender e, graças à internet, temos a oportunidade de compartilhar conhecimentos durante este período complicado de pandemia. Estou gostando muito de participar da gincana virtual".

Quem também está empolgada com a atividade pedagógica é a estudante Fabrizia Pacheco Franco, 18, também do curso técnico em Administração. "A gincana é uma iniciativa muito importante para que possamos extrair novos aprendizados através das diversas tarefas que realizamos de forma dinâmica, divertida e precisa". 

Suspensão das aulas - As aulas na Bahia estão suspensas por decreto do Governo do Estado e serão repostas a partir da elaboração de um novo calendário escolar.


Tags: Bahia BA Portal da Educação