NOTÍCIAS

Bahia 15:46, 20 set 2019 Estudantes participam de feiras escolares e promovem integração com a comunidade

Estudantes participam de feiras escolares e promovem integração com a comunidade

As feiras escolares estão mobilizando a comunidade escolar nos colégios da rede estadual, na capital e no interior, com a exposição de projetos de iniciação científica e, também, de arte e cultura nas distintas linguagens. No Colégio Estadual Pedro Calmon, localizado na cidade de Amargosa (235 km de Salvador), por exemplo, estudantes e professores estão envolvidos na 3ª Feira de Inovação, Ciências e Tecnologia, que acontece até sexta-feira (20), sob o tema “O papel da pesquisa na construção da cidadania”. No total, estão sendo apresentados 15 projetos desenvolvidos pelos alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, com temáticas como tecnologias, cuidados com a saúde, saúde metal, cultura e patrimônio do município, além de acessibilidade para pessoas com deficiência.

Os projetos estudantis estão expostos em stands que ficam montados até esta sexta-feira (20). Durante as mostras, os trabalhos estão sendo avaliados para participar da Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA). A estudante Kaylane Cardoso Santos de Almeida, 17 anos, do 2º ano do Ensino Médio, uma das autoras do projeto “Automatizador de sirene escolar”, que visa o acionamento da sirene da escola automaticamente em tempo programado. “O nosso projeto possui uma relevância significativa para a escola, pois garante agilidade e precisão no sinal dos horários de aula. Gosto bastante de temas ligados a tecnologias e, neste trabalho, pude conhecer mais sobre softwares e automatização de sistemas”, declarou.

Já no Colégio Estadual Coronel Cândido da Silveira Santos, localizado no município de Aracatu (618 Km de Salvador), os estudantes apresentaram a “Mostra de saberes”, que integra os projetos estruturantes Danças Estudantis (DANCE), Educação Patrimonial e Artística (EPA), Artes Visuais Estudantis (AVE), Tempo de Artes Literárias (TAL) e Encontro de Canto Coral (ENCANTE) da Secretaria da Educação do Estado (SEC). Os estudantes protagonizaram peças de teatro, vivências musicais, poesia e dança. Mas tem espaço também para os projetos de pesquisa, que vão concorrer na FECIBA.

O estudante Reniel Carvalho, 17, 2º ano, falou o seu projeto voltado às plantações da região. “Estou participando com uma pesquisa de campo, que propõe a redução do uso de agrotóxicos na Agricultura Familiar. Saber que posso ajudar na melhora do meio ambiente em minha cidade me deixa muito feliz”, revelou.

FECIBA

As feiras escolares, que envolvem projetos nas áreas de Artes, Cultura, Ciências, Matemática e Empreendedorismo, são a primeira etapa para a seleção de trabalhos no âmbito da 8ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA). O objetivo da Secretaria da Educação do Estado (SEC) é dinamizar o ambiente escolar e promover o protagonismo estudantil. As feiras escolares foram iniciadas no dia 1º de agosto e prosseguem até 30 de setembro com mostra de trabalhos realizados por estudantes, sob a orientação de um professor.


Tags: Bahia BA Portal da Educação