NOTÍCIAS

REGIÃO NORTE 19:01, 12 nov 2019 Estudantes preparam homenagens e recepções para comemoração do Dia do Diretor Escolar

No Colégio Estadual Lavandeira, a diretora Marly Gonçalves Silva foi acolhida com um café da manhã, mensagens e presentes Diversas ações movimentaram as unidades escolares de norte a sul do Estado Acolhimento organizado pelo Grêmio Estudantil do Colégio Joana Batista Cordeiro Ações similares movimentaram as unidades escolares de norte a sul do Tocantins O diretor Hélio Aires Ribeiro foi recebido com faixas confeccionadas pelos próprios estudantes
Foto: Divulgação

As homenagens aconteceram em unidades escolares de todo o Estado para valorizar a atuação dos gestores

Guilherme Gandara/Governo do Tocantins

Visando reconhecer o trabalho dos profissionais gestores das unidades escolares, no Dia do Diretor Escolar, 12 de novembro, diversas homenagens foram feitas por estudantes e servidores. Desde café da manhã até homenagens no pátio das escolas, o dia foi marcado pela valorização do papel do diretor na construção da Educação no Tocantins.

A titular da Seduc, Adriana Aguiar, que tem vasta experiência em gestão escolar, tendo sido inclusive premiada nacionalmente pelo trabalho desenvolvido à frente do Colégio Estadual Costa e Silva, de Gurupi, parabenizou os diretores escolares por ocasião da data.

“O papel do gestor escolar é determinante para o bom desempenho de uma escola. É o profissional que, além de estar à frente do processo de organização da instituição, também atua como elo entre o corpo escolar e a comunidade, a fim de garantir que a gestão seja de fato participativa. Neste dia, queremos agradecer a cada um dos nossos 499 diretores por todo o comprometimento e dedicação visando a melhoria constante da qualidade da Educação do Tocantins”, enfatizou.

Na Diretoria Regional de Educação (DRE) de Arraias todos os diretores escolares receberam cartões com mensagem de agradecimento e os estudantes organizaram recepções. No Colégio Estadual Lavandeira, a diretora Marly Gonçalves Silva foi acolhida com um café da manhã, mensagens e presentes.

A estudante Rute Larissa Conceição frisou que a ideia foi destacar a harmonia do trabalho da gestora. “Ser diretora exige esforço, sabedoria e muita saúde. Eu vejo os esforços dela para fazer a escola brilhar sempre. Percebo o quanto ela batalha para realizar o excelente trabalho que faz aqui. Tia Marly é maravilhosa e merece ser lembrada e homenageada o tempo todo, assim como todos os funcionários”, detalhou.

Com faixas confeccionadas pelos próprios estudantes, o diretor Hélio Aires Ribeiro foi recepcionado na Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima – O Pelicano, em Natividade. Para ele, essa atitude valoriza o trabalho que é desenvolvido. “Esse reconhecimento é o que nos move, porque é puro, desprovido de interesses, e verdadeiro. Sou grato pelo trabalho e por tudo, principalmente pela capacidade de aprender e de poder ensinar”, frisou.

Ações similares movimentaram as unidades escolares de norte a sul do Tocantins.

Homenagens dos Diretores regionais

Para a diretora regional de Araguaína, Ana Cláudia Martins de Oliveira, “o diretor escolar exerce uma função de suma importância no quotidiano escolar. Ele é o parceiro e o elo entre a escola, diretoria e secretaria. Todas as políticas públicas perpassam por ele e precisamos, diariamente, fortalecer a figura do diretor, pois seu papel é fundamental dentro da Escola”, ressaltou.

Leonardo Victor, diretor regional de Educação de Arraias, pontuou a importância de lembrar-se deste dia. “O Diretor Escolar que pratica a liderança é fundamental para a melhoria da qualidade do ensino dos professores e aprendizagem dos alunos porque inspira práticas que influenciam significativamente para a formação profissional e humana”, destacou.

Diretor regional de Tocantinópolis, Dorismar Carvalho de Sousa, “Que essa sede de fazer mais e melhor nunca se perca nem saia do perfil de profissional completo que é o diretor escolar, que mais do que um diretor e professor, é um ser humano dono de uma preocupação sincera e extrema com o sucesso de cada um dos nossos alunos”, reforçou.

Já Diretor Regional de Dianópolis, Adelmides José da Mata, frisou que os diretores escolares são figuras importantes na sociedade. “A escola é um centro de formação e de transformação social, onde se semeia a vida, a esperança. O Diretor faz a diferença na escola, pois tem missão de articular, transformar e formar as práticas em todas as dimensões da Gestão Escolar”, finalizou.

Tags: Tocantins TO REGIÃO NORTE