NOTÍCIAS

Bahia 15:50, 13 dez 2019 Estudantes são premiados pelas inovações e tecnologias apresentadas na 8ª FECIBA

Estudantes são premiados pelas inovações e tecnologias apresentadas na 8ª FECIBA

O terceiro e último dia da 8ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA), iniciada na terça-feira (10), no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas, foi marcado pela premiação dos jovens cientistas da rede estadual de ensino por seus projetos de iniciação científica. O evento também contou com a premiação do “Professor Destaque” e do prêmio especial “Menina Hoje, Cientista Amanhã”. Nesta edição foram apresentados 240 trabalhos, distribuídos em seis categorias, oriundos de 138 unidades escolares de 87 municípios baianos e 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs). 

O chefe de gabinete da Secretaria da Educação do Estado, Paulo Cézar Lisboa Cerqueira, que representou o secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, falou da importância da feira para o estímulo à iniciação científica. “Esta feira é muito necessária, pois os estudantes começam a ter contato com a ideia do fazer Ciência. É muito importante que a gente possa levar para os alunos, cada vez mais, uma prática científica, porque isso facilitará a trajetória profissional deles, passando pelas universidades e cursos de pós-graduação”, destacou.

Quem também ficou contente com o resultado da FECIBA foi o estudante Diogo de Souza Regis, responsável pelo projeto “Utilização do fruto do Jatobá para a produção de bebida nutricional” desenvolvimento juntamente com a estudante Mariana Gomes, do Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Grande (CETEP), localizado em Barreiras. “É muito gratificante receber este importante prêmio e saber que a gente está cada vez mais ganhando espaço através de nossas pesquisas desenvolvidas na escola”, comemorou Diogo Regis.

Premiadas na categoria Ciências Exatas e Engenharia, com o projeto “Ontem, hoje e amanhã tem Matemática”, as estudantes Larissa Santos Arestildes e Maria Evelin Souza, 2º ano, do Colégio Estadual Professora Simone Neri, localizado em Inhambupe, festejam a participação na feira. “É a primeira vez que participo da FECIBA e estou muito feliz por esta conquista”, afirmou Larissa Arestildes.

O evento também contou com a presença do vice-reitor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Marcelo Ávila; do Coordenador Executivo de Projetos Estratégicos da SEC, Marcius de Almeida Gomes, da pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz, Nauzair Viana, da coordenadora do Programa Ciência na Escola da SEC, Shirley Costa. 


Tags: Bahia Ciência e Tecnologia BA Portal da Educação