NOTÍCIAS

educação indígena 13:43, 10 out 2019 Festa do Peixe reúne seis escolas estaduais na comunidade indígena Vista Nova em Roraima

Festa do Peixe reúne seis escolas estaduais na comunidade indígena Vista Nova em Roraima

Evento fortalece a cultura e as práticas pedagógicas; durante dos festejos, acontecem competições esportivas e apresentações culturais

Por: Mágida Azulay Khatab

Fotos: Ascom/Seed

Começou nesta quarta-feira, 09, a VIII Festa do Peixe, na comunidade indígena Vista Nova, em Roraima, na zona rural de Boa Vista, localizada a 22km após a região do  Passarão. A Festa reúne seis escolas estaduais e oito escolas municipais de oito comunidades indígenas. Durante quatro dias, as comunidades se integram para festejar a atividade que sustenta a região: a pesca.                                

Durante os festejos, acontecem competições esportivas de arco e flecha, cabo de guerra, futebol e corrida com tora, além de apresentações culturais e uma noite de louvor de todas as crenças. As atividades são concentradas na Escola Estadual Indígena Davi de Souza.

A secretária de Educação e Desporto, Leila Perussolo, prestigiou a festa na comunidade e disse que o evento é importante para manter a tradição dos povos indígenas.

"Esse festejo também faz parte da formação extracurricular dos alunos. A ação traz um sentimento de preservação e resgate da cultura, o que é importante para que as crianças e jovens mantenham vivas a sua cultura e a identidade do seu povo", destacou a secretária.

A Escola Estadual Indígena David de Souza estava toda decorada com a temática dos peixes. A gestora da unidade de ensino, que atende 90 estudantes do Ensino Fundamental (6° ao 9° ano), Ensino Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos), explicou que a festa fortalece a união entre as comunidades e também a prática pedagógica.

"É um intercâmbio entre as escolas que fortalece as comunidades e o ensino da prática de projetos na área das artes e da Educação Física. Uma vez por ano a gente se reúne com as escolas estaduais e municipais para nos conhecermos e para trocar experiências culturais", explicou Janira das Chagas Silva, gestora da Escola David de Souza.

O estudante Reginaldo Santana, 11 anos, da Escola Estadual Indígena Genival Tomé Macuxi, da comunidade Vista Alegre, participou das competições de arco e flecha.

"É a primeira vez que eu participo do arco e flecha. Treinei na minha escola e vim aqui para competir", disse Reginaldo. A Festa do Peixe segue na Comunidade Vista Nova até o próximo dia 12.


Tags: educação indígena RR