NOTÍCIAS

Pernambuco 15:59, 27 nov 2020 Fred Amancio entrega Currículo de Pernambuco do Ensino Médio ao Conselho Estadual de Educação

Fred Amancio entrega Currículo de Pernambuco do Ensino Médio ao Conselho Estadual de Educação

Documento vai orientar o trabalho pedagógico de todas as etapas de ensino de escolas de educação básica do estado

O secretário de Educação e Esportes do Estado (SEE), Fred Amancio, participou, nesta sexta-feira (27), da solenidade de entrega do novo Currículo de Pernambuco do Ensino Médio ao Conselho Estadual de Educação de Pernambuco (CEE), no Recife. O documento vai orientar o trabalho pedagógico de todas as etapas de ensino de escolas de educação básica do estado. A cerimônia aconteceu na sede do CEE e contou com a presença do presidente do Conselho, Antônio Henrique Habib Carvalho, da vice-presidente do CEE e articuladora da construção base nacional da base curricular do novo Ensino Médio, Gisele Muniz, e da secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Ana Selva. A solenidade respeitou todos os protocolos de segurança sanitária e foi transmitida pelo Youtube. 

O novo Currículo de Pernambuco do Ensino Médio foi elaborado com a participação de toda a comunidade escolar por meio de formações em escolas públicas e privadas de todo o estado. Nelas, educadores e estudantes criaram os textos do Currículo do Ensino Médio, que tem como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para a elaboração do currículo, a SEE priorizou o debate com os profissionais de educação e o respeito às identidades culturais, políticas, sociais e econômicas das diferentes regiões de Pernambuco. 

Com a aprovação do documento, a jornada do Ensino Médio será ampliada para 3.000 horas de curso, distribuídas em até 1.800 horas para vivência de competência e habilidades previstas na BNCC, e 1.200 horas a serem vivenciadas em Itinerários Formativos, além da promoção da integração, interdisciplinaridade e contextualização entre áreas e saberes, fortemente marcada na Base.

Na ocasião, o presidente do CEE, Antônio Henrique Habib Carvalho, assumiu o compromisso de se debruçar sobre o documento para agilizar sua aprovação. “De imediato, criaremos uma comissão para que ela possa trabalhar o mais rápido possível e dar uma resposta para que esse documento ele seja implementado de acordo com a necessidade que o estado de Pernambuco precisa”, ponderou. 

De acordo com a secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Ana Selva, o novo Currículo de Pernambuco visa a educação como um direito humano e busca o fortalecimento de uma sociedade democrática, igualitária e socialmente justa. Durante sua apresentação, a professora ainda destacou a importância da participação dos professores na construção do documento. “Estamos muito felizes de estar entregando neste momento o fruto de um longo período de discussão coletiva com os professores do estado de Pernambuco. Contamos com a participação de um time de professores que tiveram a oportunidade, além da consulta pública, de estar participando de forma online dos seminários durante o isolamento social”, considerou. 

“Acredito que esse percurso é muito importante de ser salientado porque mostra essa raiz pernambucana de fazermos uma gestão democrática de documentos curriculares, que a gente sabe que é um território de tensão, pois ele traz saberes, divisão de mundo, propostas para a sociedade, e isso é muito importante ser discutido com os professores”, acrescentou.

“É com muita satisfação no dia de hoje que entregamos ao Conselho Estadual de Educação a nossa proposta do novo currículo para o Ensino Médio em Pernambuco. Este currículo é baseado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), já nas novas diretrizes editadas pelo Conselho Nacional da Educação e também na própria lei do novo ensino médio. Ele representa um passo importante na implementação do novo ensino médio, e foi um trabalho desenvolvido ao longo de todo o ano com a participação de muitas pessoas, várias instituições, professores e estudantes, que contribuíram em todo o processo. Ficamos muito contentes e satisfeitos”, finalizou o secretário Fred Amancio. 


Tags: Ensino Médio Pernambuco PE Educação PE Educação Pernambuco Governo de Pernambuco Currículo de Pernambuco Currículo de Pernambuco Ensino Médio Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco