NOTÍCIAS

Pernambuco 14:34, 18 jun 2020 Gerência Regional de Educação Metropolitana Sul elabora plano de retomada das aulas presenciais

Gerência Regional de Educação Metropolitana Sul elabora plano de retomada das aulas presenciais

Escolas estão se preparando para receber estudantes e professores para uma nova rotina educacional

Pensando na retomada das atividades escolares após o fim do período de isolamento social causado pelo coronavírus, a Gerência Regional de Educação (GRE) Metro Sul elaborou o plano de ação de retorno às aulas. Apesar do futuro incerto no que se refere a uma data para essa retomada, a Gerência Regional considerou imprescindível que as escolas reúnam representantes das diversas áreas para iniciar uma discussão sobre os pilares operacionais pensados com base no atual momento, de forma a garantir um retorno sem comprometer a saúde dos funcionários, dos estudantes e de toda comunidade escolar, respeitando sempre os protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS) e das autoridades sanitárias do Brasil. 

No cronograma de retomada está previsto a criação de grupos de trabalho com representação por núcleo para facilitar a orientação das diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação e Secretaria Estadual de Educação; orientação nas escolas no que se refere aos temas dos pilares operacionais como estrutura física para recepção dos professores e estudantes e planejamento pedagógico; orientação sobre a importância de realizar a revisão do planejamento anual e começar a repensar nas atividades previstas para o restante de 2020; e garantir um sistema educacional estadual melhor e mais forte, focando também na garantia da qualidade do processo educativo em todas as escolas jurisdicionadas à GRE.

“É importante nos conscientizarmos de que a efetividade das ações e resultados dos esforços dependerá principalmente de quem está no chão da escola, mesmo a Secretaria Estadual de Educação e a GRE estabelecendo protocolos claros e oferecer sólida estrutura de apoio, a gestão escolar precisa conquistar o engajamento de professores, funcionários, estudantes, pais/responsáveis e de toda comunidade escolar e lhes conferir importante grau de responsabilidade no sucesso dos resultados do planejamento elaborado para o retorno das aulas presenciais”, destacou o gestor da GRE Metro Sul, Gleibson Cavalcanti.

É importante ressaltar também que durante o período em que as aulas estiveram suspensas por causa da pandemia, a GRE Metro Sul mobilizou as equipes técnica e de manutenção para realizar alguns reparos nas escolas, como manutenção de banheiros (descargas, pias, torneiras) e das caixas d'água; aquisição e fornecimento de sabão líquido; capinação através de parcerias com a prefeitura, comunidade escolar e instituições privadas; manutenção/limpeza de bebedouros, ventiladores e ares-condicionados; instalação de ventiladores; e aquisição de produtos para higienização (álcool gel, álcool 70, máscaras, luvas, etc). Além disso, os funcionários organizaram os espaços de sala de aula com demarcações respeitando o distanciamento recomendado pela Secretaria de Saúde.

Na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Rodolfo Aureliano, localizada em Jaboatão dos Guararapes, as paredes estão recebendo cores novas e os professores estão adotando novos protocolos de convivência. Já na Escola Estadual Miriam Seixas, também localizada em Jaboatão dos Guararapes, as equipes estão organizando o espaço com pintura e ornamentação.

“Essa nova realidade se apresenta como um grande desafio para todos. Não é diferente para o sistema de educação. As escolas da Regional Metropolitana Sul, diante desse cenário, promoveram ações de planejamento e  alinhamento de soluções para a nova realidade. Tivemos diversas reuniões para orientação de atividades remotas. Participaram destas conversas não só a equipe gestora, mas também professores e estudantes. Estamos realizando ciclos de diálogos para refletirmos os rumos da educação, enquanto comunidade pedagógica, diante do eventual retorno das atividades”, avaliou o gestor da EREM Rodolfo Aureliano, Denner Luna. 


Tags: Pernambuco PE Educação PE Educação Pernambuco Governo de Pernambuco Coronavirus