NOTÍCIAS

Santa Catarina 15:16, 5 abr 2016 Gestores escolares recebem formação em Florianópolis

Foto: Thiago Marthendal

Mais de 200 gestores escolares se reuniram, na última semana de março, em Florianópolis para dar continuidade ao novo processo de Gestão Escolar da rede pública estadual.

O encontro, primeiro de uma série que vai esta sendo realizado por todo o Estado, tem foco na formação destes profissionais e no compartilhamento de projetos de sucesso.

Entre as séries de palestras desta edição, o destaque foi para a de abertura realizada pelo diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna, Mozart Neves Ramos, que comentou a importância da transparência de contas, idéias e decisões.

Por esta ser a primeira gestão de alguns diretores, Mozart ressaltou também a importância das formações e da humildade na hora de pedir conselhos. “Se sentir inseguro em alguns momentos é normal, principalmente para aqueles que estão na primeira gestão, a cura para isso é o estudo e a insistente formação continuada”, destacou.

Cursos e palestras orientam os profissionais

Ao todo serão 120 horas de cursos e palestras, presenciais e a distância, com autoridades educacionais de vários níveis da sociedade. Estão programados cinco encontros, de três dias cada, nos principais pólos do Estado.

Para envolver todos os diretores, a formação será dividida em encontros presenciais de 20 horas. As outras 100 horas serão realizadas nas próprias Gerências Regionais de Educação, coordenadas por cerca de 40 tutores treinados pela Secretaria e também por meio do ambiente virtual de aprendizagem E-Proinfo.

Entre estes tutores está Beatricia da Silva Rossini Pereira, da Gered de Joinville, que, durante o encontro presencial, destacou importância troca de experiências e da formação, “as ações pontuais de cada diretor devem ser compartilhadas com a comunidade gestora, pois podem ser a solução do problema de outro diretor de localidade diferente. Estas experiências e exemplos, em conjunto com esta formação, são o que nos mais estamos assimilando neste encontro”, destacou.


Tags: Santa Catarina SC Formação