NOTÍCIAS

Programa 09:43, 4 set 2020 Governo de Goiás fecha parceria permite que estudantes do Ensino Fundamental tenham acesso a conteúdos educativos gratuitos

Governo de Goiás fecha parceria permite que estudantes do Ensino Fundamental tenham acesso a conteúdos educativos gratuitos

Disponibilizados pelo Programa Vamos Aprender, materiais educativos poderão ser usados por professores e alunos

Uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), em parceria com organizações da sociedade civil, vai disponibilizar conteúdos educativos gratuitos aos estudantes do Ensino Fundamental da rede pública estadual de ensino.

Denominado “Vamos Aprender”, o projeto fornece materiais educacionais a serem veiculados em emissoras de televisão e em plataformas digitais. Durante a pandemia de Covid-19, a iniciativa foi adotada como estratégia de ensino remoto nas redes de ensino de estados como o Ceará e Minas Gerais e, agora, chega a Goiás.

Com a adesão da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) ao programa, os materiais serão disponibilizados na plataforma de conteúdos Portal NetEscola e poderão ser acessados por professores e estudantes.

Conteúdos complementares

“Os vídeos são elaborados de acordo com os nossos componentes curriculares e com as habilidades a serem desenvolvidas”, destaca a gerente de Ensino Fundamental Anos Finais, Márcia Alves Faleiro de Carvalho. De acordo com ela, isso facilita o uso pelos estudantes, que além das aulas e exercícios regulares, poderão ter acesso a videoaulas educativas sobre a temática estudada.

A gerente ressalta, ainda, que o uso de vídeos educativos é uma prática comum no Portal NetEscola, ferramenta que desde sua implementação tem disponibilizado conteúdos para os alunos da rede estadual de forma interativa e dialogal.

Com a adesão ao Programa “Vamos Aprender”, no entanto, os estudantes e professores goianos ganharão uma nova fonte gratuita de conteúdos de qualidade e adequados às habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O programa

Cada programa educativo do “Vamos Aprender” tem duração de 30 a 40 minutos e é segmentado por etapa de ensino. Em cada um deles, além do vídeo explicativo, o aluno tem acesso a atividades específicas e a uma lista com sugestões de links de acesso a sites para saber mais sobre a temática apresentada.

A ideia, segundo os organizadores, é complementar a programação educativa das redes de ensino, permitindo a disseminação de conteúdos e atividades educativas remotas de qualidade via emissoras de TV e plataformas digitais.

Além do Consed e da Undime são parceiros técnicos do projeto o Centro de Inovação para Educação Brasileira (CIEB), as Fundações Lemann e Roberto Marinho e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).


Tags: Consed Goiás GO Programa Governo de Goiás Seduc Goiás Ronaldo Caiado