NOTÍCIAS

Formação Continuada 18:46, 12 jan 2021 Governo de Goiás realiza ciclo de formação on-line com temáticas sobre Educação e Saúde

Governo de Goiás realiza ciclo de formação on-line com temáticas sobre Educação e Saúde

Governo de Goiás realiza ciclo de formação on-line com temáticas sobre Educação e Saúde

Coordenadores regionais, gestores, assessores pedagógicos e demais servidores da Educação participam, a partir desta quarta-feira (13/1), do Ciclo de Formação On-line “Educação e Saúde: retorno às aulas presenciais”.

O evento, composto por quatro lives formativas, tem o objetivo de promover o acolhimento coletivo dos profissionais por meio do diagnóstico socioemocional, além de apresentar o Protocolo de Biossegurança para a retomada das atividades presenciais.

Organizado pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc), por meio do Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais da Educação (Cepfor) e da Gerência de Segurança e Saúde do Servidor, a série de formações abordará temas diversos como o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para prevenção; os cuidados com a saúde do servidor; as ações do Programa Saúde na Escola (PSE); e o contexto socioemocional dos educandos.

De acordo com a gerente de Acompanhamento e Gestão dos Polos Regionais de Formação, Simone de Oliveira Lemes, a intenção é promover a acolhida aos profissionais da Educação e, ao mesmo tempo, auxiliá-los na acolhida aos alunos durante o retorno das aulas. Para isso, serão abordadas também temáticas relacionadas ao desenvolvimento das competências socioemocionais.

Segundo Simone Lemes, a participação dos profissionais no Programa Volta ao Novo, promovido pelo Instituto Ayrton Senna no mês de agosto, poderá contribuir para o desenvolvimento de macrocompetências socioemocionais nas equipes escolares. A ideia é que profissionais participantes possam auxiliar tanto na preparação das equipes quanto na acolhida aos alunos.

Programa Saúde na EscolaConsiderando o contexto de retomada às aulas presenciais e diante das restrições impostas pela pandemia de Covid-19, o Programa Saúde na Escola será tema de uma das lives formativas, que terá como objetivo o diálogo sobre as ações do programa, além da apresentação de um questionário diagnóstico para os educandos e das perspectivas de atendimento junto à rede de atenção. 

Instituído pelo Ministério da Educação em 2007, o PSE visa promover a integração e a articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando a melhoria da qualidade de vida e o combate às vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento dos estudantes. Na rede estadual de Educação, ele tem proporcionado uma série de ações que visam desde a saúde dos estudantes até o bem-estar da comunidade escolar.

As lives do Ciclo de Formação On-line “Educação e Saúde: retorno às aulas presenciais” serão transmitidas pelo Microsoft Teams e pelo canal do Cepfor no YouTube. As informações sobre o público-alvo e o link de acesso às formações serão disponibilizados para as Coordenações Regionais de Educação (CRE) de acordo com o cronograma estabelecido.
Confira a programação completa abaixo:
 
13/01 – 9h às 11h – I LIVE – Apresentação da proposta do Ciclo de Formação On-line e Treinamento de protocolos de segurança e uso correto dos EPIs para prevenção da COVID-19 
Público-alvo: Coordenadores Regionais, Assessores Pedagógicos, Assessores Financeiros e Articuladores do Programa Saúde na Escola 
 
19/01 – 9h às 10h – II LIVE – Acolhimento e cuidado com a saúde do servidor 
Público-alvo: Todos os servidores das Unidades Escolares. Transmitida no canal do youtube da Seduc Goiás
 
19/01 – 16h às 17h – III LIVE – Treinamento de protocolos de segurança e uso correto dos EPIs para prevenção do COVID-19 
Público-alvo: Todos os servidores das Unidades Escolares. Transmitida no canal do youtube da Seduc Goiás
 
20/01 – 9h às 10h – IV LIVE – O Programa Saúde na Escola (PSE) no contexto socioemocional dos educandos 
Público-alvo: Coordenadores Regionais, Assessores Pedagógicos e Articuladores do Programa Saúde na Escola


Tags: Formação Continuada GO Governo de Goiás Ronaldo Caiado Obras acadêmicas Retomada das aulas