NOTÍCIAS

Pernambuco 15:51, 27 nov 2020 Governo de Pernambuco celebra Dia Nacional da Educação a Distância

Governo de Pernambuco celebra Dia Nacional da Educação a Distância

A Secretaria de Educação e Esportes inaugurou mais três estúdios de gravação para dar suporte aos 600 mil estudantes durante a pandemia

Em meio a uma crise sanitária onde a recomendação dos principais órgãos de saúde do mundo inteiro era o isolamento social, uma modalidade de ensino se tornou a mais utilizada pelas instituições pedagógicas: a Educação a Distância. E hoje, 27 de novembro, o Brasil celebra o dia dedicado à ela, cuja comemoração oficial está prevista na Lei 13.620, sancionada em 2018. Em Pernambuco, mais de 41 mil cidadãos estão matriculados nos cursos técnicos a distância ofertados pela Secretaria de Educação e Esportes (SEE). Além deles, por conta da pandemia do novo coronavírus, mais de 560 mil estudantes de todas as escolas ligadas ao órgão passaram a estudar remotamente. 

Atualmente, o Governo de Pernambuco oferta nove cursos técnicos na modalidade a distância em todas as regiões do Estado. São eles: Administração, Biblioteconomia, Desenvolvimento de Sistemas, Design de Interiores, Logística, Multimeios Didáticos, Recursos Humanos, Secretaria Escolar, e Segurança do Trabalho. As opções estão disponíveis em 114 polos, distribuídos em 67 municípios, nas ofertas Subsequente, para estudantes que já concluíram o Ensino Médio; Profuncionário, para funcionários do quadro administrativo da escola pública; e Concomitante, para estudantes do Ensino Médio que farão os dois ensinos simultaneamente.

Assim que o Governo de Pernambuco decretou o isolamento social, a Secretaria de Educação e Esportes prontamente criou medidas para viabilizar o ensino remoto em todo o Estado. A primeira delas foi a criação da plataforma Educa-PE, que disponibilizou materiais de estudos, um ambiente virtual de aprendizagem, além de transmissão de aulas, ao vivo, em TVs abertas e internet. Em seguida, a pasta lançou o “Conecta Aí”, que consiste numa oferta gratuita de dados de internet para estudantes da Rede que não tinham acesso, a fim de que todos e todas pudessem assistir as aulas remotamente. Além de tudo isso, a SEE inaugurou mais três estúdios de gravação para aulas EaD na ETE Professor Antônio Carlos Gomes da Costa (ETEPAC), no bairro de Santo Amaro, no Recife, totalizando espaços como este, sendo o primeiro deles em funcionamento na sede da Secretaria. 

"A profissionalização, que já era muito importante, passou a ser mais importante ainda nesse momento de reconstrução do setor produtivo da economia em Pernambuco e no Brasil. Os cursos técnicos são fundamentais para isso, e num ano como esse, o EaD se tornou a principal modalidade de ensino em todo o planeta; a principal possibilidade de profissionalizar pessoas. A nossa Rede não parou nenhum minuto nesta pandemia, graças ao investimento do Governo do Estado na educação a distância, e nós não só demos continuidade aos cursos técnicos, como também demos suporte a todos os estudantes das escolas públicas estaduais remotamente”, frisou George Bento, gerente geral de Educação Profissional da SEE. 

Para ingressar nos cursos técnicos a distância ofertados pelo Governo de Pernambuco é necessário ficar atento aos períodos de inscrições, sempre divulgados pelo site da Secretaria de Educação e Esportes (www.educacao.pe.gov.br).


Tags: EAD Pernambuco PE Educação PE Educação Pernambuco Educação a Distância Governo de Pernambuco Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco