NOTÍCIAS

Sergipe 09:22, 17 jul 2020 Governo de Sergipe convoca e promove formação de 200 professores substitutos

Foto:

Mais de 200 docentes foram convocados em caso excepcional e por tempo determinado

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Departamento de Recursos Humanos- Centro de Qualificação de Pessoal (DRH/CQP), continua com a série de oficinas direcionadas aos professores substitutos convocados nos editais de 2018 e 2019. O objetivo é capacitar os professores para que eles possam desenvolver ferramentas em ambiente virtual, além de apresentar a portaria que regimenta as aulas não presenciais e o planejamento de aulas. As oficinas estão sendo realizadas por meio da plataforma Google Meet.

Nesta quarta-feira, 15, mais de 101 professores foram acolhidos no ambiente virtual pelo diretor de Recursos Humanos da Seduc, professor Jorge Costa. Ele explanou sobre a convocação dos professores para ministrarem aulas nas escolas da rede estadual de ensino, por meio do projeto "Carência Zero"; como será a lotação dos professores e apresentou o calendário de capacitação para as aulas remotas. "Esse acolhimento é de suma importância. Neste momento de distanciamento social, queremos acolher e dar o suporte para que os professores possam desenvolver suas atividades a contento", explicou Jorge Costa, ao prosseguir com o cronograma de apresentação da Plataforma Moddle. Logo depois, o gerente de Treinamento e Assistência aos Sistemas da Coordenadoria de Informática /Seduc, Saymon Menezes, mostrou como utilizar o Diário Eletrônico de Classe.

A Oficina prossegue nesta quinta-feira, 16, com a programação voltada para a apresentação da Portaria 2235/2020 e a socialização do projeto Estude em Casa, além da orientação de como os professores devem realizar o projeto de aulas semanais. A oficina será ministrada pela diretora do Departamento de Educação, Ana Lúcia Muricy, e em seguida pelo assessor do DED, João Manoel de Faro.

De acorco com a professora Ivonete Santos, coordenadora do Centro de Qualificação de Pessoal, a metodologia da oficia está pautada em um novo momento em que os professores estão se adequando para as atividades remotas. Ela destacou que nesta quinta-feira, 16, os professores tirarão dúvidas sobre o ensino remoto, as ferramentas disponíveis e os instrumentais.

Convocação

Ao todo, 200 docentes foram convocados por meio do “Carência Zero”, oriundo de um projeto de lei que o Governo do Estado enviou à Assembleia Legislativa, em 12 de novembro de 2018. O projeto de lei alterou dispositivos na Lei Estadual nº 6.691, de setembro de 2009, que dispõe sobre a contratação de servidores por tempo determinado para atender às necessidades do serviço público em caso de excepcional interesse da Administração Pública Direta e Indireta.

A contratação de professor substituto para atuar na Rede Estadual está sendo feita, exclusivamente, para suprir a falta de profissional da carreira, em caráter temporário, ocasionada por afastamentos temporários legalmente previstos, desde que não se ultrapasse 20% do total de docentes efetivos em exercício na rede pública estadual de ensino.

O candidato aprovado em PSS para o Cadastro Reserva da Seduc é convocado para suprimento de carência, a partir do primeiro dia de ausência do professor efetivo titular, em atendimento à necessidade de carga horária da escola. E, havendo a cessação da carência específica para qual o contratado foi convocado, este retornará ao Banco de Reservas com a respectiva suspensão dos efeitos do contrato.


Tags: Sergipe SE