18:07, 14 dez 2015
Paraíba

Governo do Estado lança programa de intercâmbio para professores e alunos da rede estadual

Foto:

Alunos do ensino médio e professores da rede estadual de ensino poderão agora participar de intercâmbio educacional e cultural supervisionado e custeado pelo Poder Público. A medida provisória Nº 240 de 10 de dezembro de 2015, que institui o Programa de Intercâmbio Internacional – Gira Mundo, foi publicada na sexta-feira (11) no Diário Oficial do Estado (DOE). O programa foi lançado pelo governador Ricardo Coutinho na quinta-feira (10),  durante solenidade de entrega das obras de reforma e ampliação do Complexo Central de Escolas.

Podem participar do intercâmbio estudantes selecionados da 2ª série do Ensino Médio que tiverem alcançado em 2015 as melhores notas em Português, Matemática e Inglês. Também vão participar três professores selecionados por um teste de proficiência. Os beneficiários do Programa receberão bolsa de apoio financeiro para custear as despesas desde o embarque ao país de destino até a manutenção pessoal durante o tempo em que estiver residindo no exterior.

Os interessados deverão se submeter a um processo seletivo, contemplando etapas eliminatórias e classificatórias, obedecendo aos seguintes requisitos: na modalidade estudante: a faixa etária para participar do programa; a série do Ensino Médio em que deva estar matriculado, bem como a frequência mínima e a média de avaliação de desempenho escolar no ano em curso e do antecedente; autorização do responsável legal; cumprimento das exigências para obtenção do visto do país de destino.

Já na modalidade magistério estadual, é necessário: comprovar desempenho satisfatório no curso preparatório de línguas do Programa Gira Mundo destinado aos alunos inscritos, com frequência mínima de 95%; comprovar autorização de afastamento da sala de aula emitida pela Secretaria de Estado de Educação (SEE) para capacitação, treinamento, reciclagem e aperfeiçoamento (disposto no art. 88 da Lei Complementar nº 58/2003 do Estado da Paraíba); cumprir as exigências para obtenção do visto do país de destino.

http://paraiba.pb.gov.br/governo-do-estado-lanca-programa-de-intercambio-para-professores-e-alunos-da-rede-estadual/

Compartilhar

Outras Notícias