NOTÍCIAS

Roraima 19:55, 17 jan 2020 Governo inicia entrega das novas carteiras escolares por Rorainópolis

Governo inicia entrega das novas carteiras escolares por Rorainópolis

Os estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral José de Alencar em Rorainópolis já contam com as novas carteiras escolares em sala de aula

Por Mágida Azulay Khatab

Fotos: Secom 

Na quinta-feira, dia 16, o governador Antonio Denarium fez a entrega de 600 novas carteiras escolares para a Escola de Ensino Médio em Tempo Integral José de Alencar, em Rorainópolis, Sul do Estado. A ação, que marcou o início da primeira fase da distribuição de carteiras, contou com a presença da secretária de Educação e Desporto Leila Perussolo e do secretário Adjunto da Educação Básica Semaias Alexandre, além dos senadores Mecias de Jesus e Telmário Mota.

Com recursos do Programa EMTI (Ensino Médio em Tempo Integral), foram adquiridas 1.500 carteiras. A escola José de Alencar foi a primeira escola a receber o material e as outras quatro escolas EMTI deverão receber as carteiras até o final desse mês.

 "O Governo do Estado está adquirindo mais de 60 mil carteiras escolares com recursos próprios e com emendas de parlamentares federais. Neste momento estamos substituindo as primeiras 600 carteiras na Escola José de Alencar", disse o governador Antonio Denarium.

As carteiras são ergométricas, acomodam melhor o corpo e proporcionam mais conforto aos estudantes que passam o dia na Escola de Tempo Integral.  O estudante Saulo Soares, do 2° ano disse que "alguns alunos até desistiram de estudar por ter que passar o dia todo sentado nas antigas carteiras de madeira e que agora as novas carteiras vão trazer mais conforto".

 "Há muito tempo estávamos esperando essas carteiras. Com certeza vai trazer mais conforto e facilitar a nossa vida", disse o estudante Saulo.

A gestora da unidade de ensino Maurenir Rodrigues disse que este é o início de muitas melhorias que estão por vir e que o Ensino Integral está dando certo no Estado. "Não são apenas carteiras novas que estão chegando. Essa ação representa muito pra gente. Estou muito feliz e isso é só o começo e mostra que o ensino integral está dando certo no Estado", complementou Maurenir.

Em Roraima existem cinco escolas de Ensino Médio em Tempo Integral sendo duas em Boa Vista (Maria das Dores Brasil e América Sarmento), uma em Mucajaí (Padre José Monticone), uma em Caracaraí (José Vieira de Sales Guerra) e a Escola de José de Alencar em Rorainópolis. Juntas as unidades de ensino atendem 1.446 alunos.

Todas essas escolas receberão mobiliários e equipamentos. Já foram adquiridos armários para cozinha, para arquivo e para vestiário. Além disso, serão comprados material permanente para laboratórios didáticos, móveis de ciências naturais e equipamentos eletrônicos e permanentes para o laboratório de informática.

 INFRAESTRUTURA ESCOLAR SERÁ MELHORADA

As ações do Governo de Roraima para melhorar a educação não param. Estão previstas algumas construções em 2020: Escola Estadual Maria das Dores Brasil, em Boa Vista, e para a Escola José de Alencar, em Rorainópolis. Essas unidades ganharão estrutura de almoxarifado, área de serviço, um laboratório e uma quadra esportiva com vestiário.

Já para a Escola José Vieira de Sales Guerra, em Caracaraí e Padre José Monticone, em Mucajaí, estão previstas a construção de vestiários com acessibilidade.

E para a Escola Estadual América Sarmento, em Boa Vista, será construído um refeitório com copa anexa, uma sala de descanso, e dois vestiários.

 "A Escola em Tempo Integral tem um formato diferente que potencializa o desenvolvimento integral do aluno. E essas escolas necessitam de um projeto arquitetônico diferenciado e também acomodações confortáveis. Hoje o Governo do Estado com muito empenho está entregando na Escola José de Alencar as primeiras 600 carteiras, inclusive carteiras para canhotos. Para 2020 teremos mais melhorias e investimentos na Educação", destacou Leila Perussolo.

 MAIS MOBILIÁRIOS PARA A REDE

Além das Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, o Governo do Estado de Roraima por meio da Seed também adquiriu outros itens mobiliários para atender as escolas da rede estadual de ensino da Capital, interior e áreas indígenas.

Entre os itens adquiridos estão 15 mil carteiras escolares, 580 mesas para atendimento a alunos cadeirantes, 1.500 mesas para refeitório 2.500 cadeiras para professores e para as dependências administrativas das escolas.

Os itens mobiliários adquiridos começaram a chegar na última segunda-feira, 06, e estão sendo entregues no Ginásio Hélio Campos, onde serão conferidos, montados e depois distribuídos nas unidades de ensino. Em breve será aberto outro processo licitatório para comprar mais 40 mil carteiras com recursos de emendas de parlamentares federais.


Tags: Roraima RR