NOTÍCIAS

Educação Integral 15:43, 3 set 2020 Governo lança Plano de Inovação para escolas em tempo integral

Governo lança Plano de Inovação para escolas em tempo integral


Setenta e três unidades escolares da rede de ensino em tempo integral do Maranhão, que inclui os Centros Educa Mais e unidades do IEMA (Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão), incluindo o IEMA Integral Bilíngue, receberão equipamentos para incremento de laboratórios e práticas pedagógicas. Trata-se do Plano Inovação, lançado na última semana, pelo Governo do Estado, no âmbito da Seduc, com investimento de R$ 17 milhões para garantir inovação e tecnologia aos estudantes.

Em solenidade realizada na sede da Biblioteca Pública Benedito Leite, com transmissão em plataforma online para gestores escolares das 19 Unidades Regionais de Educação, o secretário Felipe Camarão fez a entrega simbólica dos kits de robótica aos gestores: Olivar Araújo Pinheiro Júnior (IEMA Rio Anil) e Lilian Dias de Assunção (Centro Educa Mais Dayse Galvão – Vila Embratel).

“Hoje, o Governo Flavio Dino lançou o Plano de Inovação para as escolas em tempo integral do Maranhão, um plano que complementa o Plano Celso Furtado lançado pelo governador, fazendo investimentos públicos para superar essa crise terrível que nós passamos”, disse Felipe Camarão.

Segundo Felipe, o Plano representa para as 73 escolas em tempo integral da rede pública um investimento em kits de robótica, laboratórios de informática, internet, laboratórios da Base Nacional Comum, laboratórios da Base Técnica e salas makers, com formação também para os professores.

“É um plano importante para aliar teoria e prática e fazer com que os nossos estudantes possam aprender e aplicar os seus ensinamentos com tecnologias educacionais”, destacou Camarão.

O Plano contempla a entrega de 81 kits de robótica, com a formação para professores e realização de campeonato da rede em tempo integral na área de robótica; link de internet banda larga, de no mínimo 20 gb, em todas as escolas; sala maker para desenvolvimento de práticas de inovação em 72 escolas; 80 kits de laboratórios da Base Nacional Comum para todas as escolas; 15 laboratórios da Base Técnica, contemplando todos os cursos técnicos; investimentos em laboratórios de informática, com ações de “gamificação”, programação e construção de aplicativos, formação de professores em tecnologia e inovação, entre outras ações.

“Nós queremos criar uma cultura nova nas escolas públicas no Maranhão, voltadas para o empreendedorismo, inovação, tecnologia, de tal maneira que nós possamos – em um futuro muito próximo – ter um melhor desempenho dos alunos, melhor desempenho acadêmico, melhores notas e ,verdadeiramente, alunos com criatividade e se destacando nessa área de inovação que é uma área de grande importância, uma área do século XXI”, destacou o secretário adjunto de Educação Integral e Profissional da Seduc, André Bello.

Para a gestora Lilian Dias de Assunção, que recebeu os kits representando os demais gestores, a iniciativa do Governo do Estado representa um passo significativo para o conhecimento dos estudantes em tecnologia. “A gente fica muito feliz e com a certeza maior ainda de que a educação do Maranhão está a passos largos, no caminho certo. Esses meninos hoje, em uma era tecnológica, precisam aplicar toda essa tecnologia que eles têm conhecimento dentro das suas aulas. E a gente fica muito, muito feliz, das escolas estarem sendo contempladas com esses kits de robótica, que vão fazer uma diferença imensa. Os meninos, ao saberem da notícia, já vibraram!”, enfatizou.

Aprendizagem com sucesso

Gestores escolares de regiões diferentes do estado, que participaram da transmissão, consideram o plano como uma importante iniciativa para garantir o sucesso na aprendizagem dos estudantes.

“É de grande relevância para o aprendizado dos alunos, para o acesso desses alunos nas faculdades, sejam privadas ou públicas. Admiração enorme por essa equipe que se preocupa tanto com a educação pública do nosso estado”, enfatizou a gestora geral do Centro Educa Mais Hermano José Leopoldino Filho, localizado no município de Coroatá, Deusimar Veloso.

“Parabéns pelo investimento na educação dos nossos estudantes. Esse é o maior legado que essa gestão pode deixar para os jovens do Maranhão”, elogiou a gestora do Centro Educa Mais Cidade de São José de Ribamar, Vera Lúcia Soares da Silva.

“Parabéns secretário Felipe Camarão e equipe da Seduc por empreender o acesso a aprendizagem de forma democrática. Orgulho em fazer parte desse momento histórico! Sigamos juntos!”, ressaltou a diretora Regional de Educação de Imperatriz  Suely Leal Silva.

“Obrigada pelo reconhecimento que essa equipe dá a todos os gestores das escolas do Maranhão”, disparou a gestora pedagógica do Centro Educa Mais Dorilene Silva Castro, no bairro Coroadinho, em São Luís, Rosemary Costa Martineles da Silva.


Tags: Maranhão Educação Integral MA