NOTÍCIAS

Paraíba 15:51, 11 nov 2016 Governo realiza final da Copa de Bandas Marciais da Rede Estadual de Ensino neste sábado

Foto: Delmer Rodrigues

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), promove, neste sábado (12), a final da Copa de Bandas Marciais da Rede Estadual de Ensino. O evento vai ser realizado na Vila Olímpica Parahyba, em João Pessoa, a partir das 14h, e deve se estender até a meia-noite. Cerca de 30 bandas representantes das 14 Gerências Regionais de Educação (GREs) estão aptas a participar da disputa. Elas foram selecionadas em cinco etapas, ocorridas ao longo deste ano.

De acordo com o gerente de Bandas Marciais da SEE, Júlio Ruffo, o primeiro grupo a se apresentar na final do torneio será a Banda Marcial Demonstração, de Alagoa Grande. A última será a Banda Marcial do Liceu Paraibano. Os grupos serão premiados em três categorias: bandas de Escolas Estaduais de Ensino Fundamental, bandas de Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio e bandas de Escolas Estaduais de Ensino Médio. As três primeiras colocadas de cada categoria vão receber troféus, medalhas e certificados.

As cinco etapas que definiram as finalistas da Copa de Bandas Marciais da Rede Estadual de Ensino foram realizadas em Campina Grande, Congo, Pombal, Itaporanga e João Pessoa. Agora, elas participam da final e a campeã vai representar a Paraíba na Copa Norte-Nordeste de Bandas Marciais, que será realizada pela Associação Norte Nordeste de Bandas e Fanfarras (Annebaf), em dezembro deste ano, em Recife.

Bandas Marciais – Atualmente, a Paraíba possui 100 bandas marciais, que mobilizam 6.850 estudantes. Para participar das Bandas Marciais Escolares da Rede Estadual de Ensino, o aluno deve estar matriculado em alguma escola da rede no Ensino Fundamental II ou Ensino Médio e procurar a banda marcial da escola. Caso a unidade de ensino não possua banda marcial, o aluno pode procurar a escola mais próxima que possua banda e se inscrever. Não é necessário nenhum conhecimento musical prévio, pois, ao ingressar na banda, o aluno passará por uma iniciação musical e, em seguida, definirá que tipo de instrumento irá tocar.

http://paraiba.pb.gov.br/governo-realiza-final-da-copa-de-bandas-marciais-da-rede-estadual-de-ensino-neste-sabado/

Tags: Paraíba PB Bandas Marciais