NOTÍCIAS

Tocantins 18:30, 5 dez 2019 Gremistas tocantinenses participam de Encontro do Congresso Nacional da Juventude em Brasília

Gremistas tocantinenses participam de Encontro no Congresso Nacional da Juventude em Brasília Eles participaram de palestra, roda de conversa e debates sobre a importância da representação O evento é uma oportunidade de troca de experiências na área do protagonismo juvenil e liderança
Foto: Divulgação

Eles participaram de palestra, roda de conversa, de debates sobre a importância da representação e, ainda, das eleições para escolha dos conselheiros

Guilherme Gandara/Governo do Tocantins

Estudantes de escolas estaduais do Tocantins estão em Brasília, representando o Estado no Encontro do Congresso Nacional da Juventude (Conjuve). Eles chegaram à Capital na quarta-feira, 4, e irão retornar na sexta-feira, 6. O evento é uma oportunidade de intercâmbio com jovens de diversas partes do país, para troca de experiências na área do protagonismo juvenil e liderança.

Nesta quinta-feira, 5, é realizada uma eleição para composição do Conjuve, entidade que representa a juventude brasileira nacionalmente.

Os representantes tocantinenses, membros do Grêmio Estudantil, são Emanuel Bispo de Almeida, do Colégio Estadual São José; José Henrike de Sousa Barros, do Colégio Estadual Beira Rio; e Calebe Fernandes de França, João Gabriel Ribeiro Polary e Neuzinor Miranda Rodrigues, do Centro Estadual de Ensino Médio Cívico-Militar, todos de Palmas.

Neuzinor Miranda Rodrigues destacou a importância da participação no Encontro para aprender mais sobre representatividade. “Este é um espaço de representação que todos os estudantes deveriam participar. Aqui, entendemos as grandes conquistas da juventude ao longo dos anos, como a carteirinha de meia-entrada em eventos culturais, etc. É necessário reconhecermos a importância da representação estudantil e ocuparmos esses espaços”, frisou.

Eles participaram de palestra, roda de conversa e debates sobre a importância da representação da entidade e direitos conquistados pelos jovens.

Conjuve

O Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) foi criado em 2005 pela Lei 11.129, que também instituiu a Secretaria Nacional de Juventude e o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem). O Conselho tem, entre suas atribuições, a de formular e propor diretrizes voltadas para as políticas públicas de juventude, desenvolver estudos e pesquisas sobre a realidade socioeconômica dos jovens e promover o intercâmbio entre as organizações juvenis nacionais e internacionais.


Tags: Tocantins TO Conjuve