NOTÍCIAS

alimentação 17:33, 21 jan 2021 I Jornada de Receitas Saudáveis da GRE Mata Centro premia vencedores

I Jornada de Receitas Saudáveis da GRE Mata Centro premia vencedores

Ação envolveu mais de 20 merendeiras e merendeiros de 10 unidades de ensino jurisdicionadas à GRE

A Gerência Regional de Educação (GRE) Mata Centro, em Vitória, realizou a I Jornada de Receitas Saudáveis. O projeto reuniu dez escolas envolvendo mais de 20 merendeiras e merendeiros. As receitas apresentadas na jornada eram preparadas nas escolas e apresentadas aos estudantes presentes, que avaliavam e davam as notas. O concurso durou dois meses e, no fim, foram escolhidas seis escolas vencedoras para ganhar um liquidificador cada. Na premiação, que aconteceu nesta quinta-feira (21), no auditório da GRE, foram entregues aos profissionais envolvidos um livro com todas as receitas produzidas pelos participantes.

A jornada de receitas é um projeto que surgiu com objetivo de diversificar o cardápio de preparações das escolas e incentivar a reinvenção de receitas com as matérias-primas base que são fornecidas para a merenda escolar. A cada semana seria preparada uma receita com ingredientes diferentes onde estavam: pão, leite, ovos, fubá, carne moída, feijão e charque. “Essas receitas despertam tanto a satisfação de quem prepara quanto de quem come, que seriam os alunos. Isso dá oportunidade de experimentar ingredientes do cotidiano de outra forma com mais aceitabilidade, que antes poderiam ser rejeitados”, declara a nutricionista Aparecida. 

“Esta ação traz uma perspectiva de incremento e diferenciação do cardápio pensando no reaproveitamento do alimento, já que poderia se perder pelo pouco uso neste período de pandemia, e ao mesmo tempo traz sentido e significado gastronômico e pedagógico para a receita na escola. Foi um trabalho espetacular”, pontua a gestora da GRE Kátia Monteiro. 

As receitas eram enviadas detalhadamente com foto anexada na preparação final e o modo como era servida. Veja abaixo os vencedores por categoria.

Matéria-prima: pão
Receita: Torta de Pão
Escola: Madre Lucila

Matéria-prima: leite

Receita: Queijo Coalho

Escola: Vigário Pedrosa

Matéria-prima: fubá
Receita: Bolinho de chuva
Escola: Eurico Queiroz

Matéria-prima: frango

Receita: Patê de frango

Escola: EREM Guiomar Krause

Matéria-prima: ovo

Receita: Fritada com ovos e frango

Escola: Madre Lucila

Matéria-prima: feijão

Receita: Bolinho de feijão

Escola: Eraldo Campos

“Esse evento foi um momento muito importante porque conseguimos desenvolver outras formas de alimentação com o que seria descartado. Quando servimos os estudantes, era visível a satisfação deles, isso nos deixa muito feliz”, explicou a merendeira Eletice Maria da Silva, da Escola Vigário Pedrosa, que ganhou um dos prêmios com a receita usando o insumo leite. Ela fez queijo coalho e muçarela. A merendeira Maria José Nunes, da Escola Madre Lucila, ganhou com a receita que usou o insumo pão. “Ficamos muito felizes em participar dessa jornada e olhar de um jeito diferenciado para os alimentos. Fizemos uma torta de frango com a base de pão que a escola recebe para o cachorro-quente. Foi um sucesso entre os estudantes”, afirmou Maria. 

Próximo evento

Na solenidade desta quinta-feira (21), também foram anunciadas as inscrições para a segunda jornada de Receitas Saudáveis, que terá início em fevereiro e seguirá até maio. Os interessados podem se inscrever entrando em contato com a GRE através do e-mail: gtan.supae@outlook.com. Para esta segunda jornada, outras escolas de outras regionais também podem participar. “Queremos nos unir com outras gerências para que assim esse projeto seja disseminado e atinja merendeiras de todo estado”, enfatiza Kátia Monteiro. 


Tags: PE alimentação merenda Educação Pernambuco Governo de Pernambuco