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Maranhão 16:14, 22 set 2020 Indicadores educacionais da Rede de Educação em Tempo Integral ultrapassam a média do Brasil, no Ideb

Indicadores educacionais da Rede de Educação em Tempo Integral ultrapassam a média do Brasil, no Ideb


Os indicadores educacionais do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2019, divulgados pelo Ministério da Educação, na terça-feira (15), e alcançados pelas unidades plenas do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) e os Centros Educa Mais comprovam, mais uma vez, a excelência na oferta do ensino médio em tempo integral. Ao todo, 20 escolas em tempo integral implantadas, logo nos primeiros anos da atual gestão do Governo do Maranhão, foram avaliadas através do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).

Das 20 escolas de tempo integral que foram avaliadas pelo SAEB, 15 estão com médias acima da nota nacional que variam de 3,7 a 5,3. Os indicadores das escolas são oriundos dos investimentos, da metodologia de ensino diferenciada, tendo como foco principal o jovem e seu projeto de vida. 

Os alunos são capacitados em cursos técnicos que se encaixam nos eixos tecnológicos de informação e comunicação; controle e processos industriais; turismo, hospitalidade e lazer; gestão e negócio; recursos naturais; ambiente e saúde; produção cultural e design; e o de alimentos e infraestrutura.

“Quero parabenizar a todos pelo resultado alcançado pela Rede de Educação em Tempo Integral neste IDEB. As notas são fruto de um esforço coletivo, liderado pelo governador Flavio Dino, que teve coragem e sabedoria para apostar num novo modelo educacional para o Maranhão”, declarou o secretário-adjunto de Educação Profissional e Tecnológica da Seduc, André Bello.

Segundo o diretor de Ensino e Pesquisa do IEMA, Elinaldo Silva, os bons indicadores do Instituo são fruto de um trabalho de excelência. “Recebemos com muita alegria o resultado do primeiro IDEB. A média das unidades plenas é superior à média Estadual, do Nordeste e nacional. Os resultados são o reflexo do modelo institucional do IEMA, principalmente a tecnologia de gestão educacional, que é a ferramenta utilizada para que possamos acompanhar e monitorar os indicadores durante o ano. Esses indicadores, somados ao ciclo de acompanhamento que fazemos nas unidades, garantem resultados excelentes”, explicou o diretor, enfatizando que os indicadores vêm crescendo cada vez mais.

“Quando alcançamos um IDEB com essa magnitude, temos a certeza de que estamos no caminho certo, ofertando educação pública de qualidade para que os nossos estudantes consigam concretizar seus projetos de vida”, acrescentou o professor Elinaldo Silva.

Para o professor Silvino Filho, da unidade plena de Timon, a pontuação da unidade no IDEB é fruto de um trabalho em conjunto. “Para nós, enquanto equipe escolar, é uma grande satisfação receber esse resultado, pois representa a comprovação de um trabalho desenvolvido por toda unidade. Estou muito alegre e com o sentimento de missão cumprida. Essa nota nos faz referência na região”, contou.

Segundo a supervisora dos Centros Educa Mais, Raquel Melo, as médias mostram que o trabalho caminha no rumo certo. “Conseguimos mobilizar 100% de nossas escolas para participar da testagem para contabilização da nota na prova do SAEB. Percebemos que todos os nossos centros conseguiram avançar seus indicadores, e tivemos uma média de 4,4. O Governo do Maranhão está em processo de implementação de uma política pública educacional que gera resultados”, afirmou.

De acordo com a gestora geral do Centro Educa Mais Olindina Nunes Freire, Elioenai Brasil, a escola vem se destacando, cada vez mais, na região do Médio Mearim, por seus indicadores. “A nota de 5,1 representa muito para todos nós. Ela demonstra que todo nosso esforço valeu a pena e nos dá ânimo para continuarmos trabalhando, cada vez mais, em prol da nossa comunidade escolar. Através das formações e orientações diárias da Seduc, a forma de ensinar, a utilização efetiva do modelo da Escola da Escolha, com a prática efetiva da parte diversificada do currículo, a escola se tornou um espaço mais acolhedor e estimulante, e isso fez toda diferença”, destacou.

Entre os IEMAs, as unidades plenas São Luís Centro e Timon foram as melhores colocadas com nota de 5,3, cada. Nos Centros Educa Mais, a escola que mais se destacou no IDEB foi Poeta Antônio José, do município de Santa Inês, com média de 5,2.

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