NOTÍCIAS

Educação 10:48, 6 jun 2019 Inscrição para Congresso de Educação Física seguem até dia 10 nas Coordenadorias Regionais de Educação

Inscrição para Congresso de Educação Física seguem até dia 10 nas Coordenadorias Regionais de Educação

Com o objetivo de capacitar os professores da rede estadual de ensino na área de educação física, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizará em setembro o V Congresso de Educação Física e esporte escolar. Este ano o tema do evento será “Metodologia didático-pedagógica de inclusão”. As inscrições seguem até o dia 10 de junho e devem ser realizadas nas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs).

O Congresso será realizado em dois polos, com cada um atendendo metade das CREs. Com isso, teremos o polo Porto Velho que atenderá de Guajará-Mirim a Jaru e será realizado entre os dias 10 e 12 de setembro e o polo Cacoal, de Ji-Paraná a Vilhena, entre os dias 24 e 26 de setembro.

O responsável pela realização do evento, Alan Raniera Silva Xavier, do Núcleo de Educação Física Escolar, da Gerência de Educação Física, Arte, Cultura e Esporte Escolar da Seduc, disse que os temas dos congressos são escolhidos pelos próprios professores ao responder questionários de avaliação.

“Este ano a proposta é a da inclusão, devido a grande dificuldade sentida pelos professores ao realizar atividades com pessoas com deficiência, e eles precisam ser incluídos” declarou Alan.

Para isso, o Congresso contará além das palestras com quatro mini cursos e dois fóruns que vão abrilhantar este que é considerado o maior evento da região Norte envolvendo professores de educação física.

Alan informou que a grande novidade para o congresso deste ano foi a inclusão de apresentação de trabalhos de iniciação científica, onde os professores poderão apresentar seus trabalhos em formato de banner.

PRÊMIO

O Congresso também oferece mini cursosO núcleo de educação física também realizava anualmente o Prêmio Experiência de Sucesso em evento à parte, mas desde 2018 ele foi incluído ao Congresso para que sirva de inspiração aos demais professores e premia aquele que apresentar práticas de trabalho de sua atuação pedagógica dentro da escola, desde que sigam o referencial curricular do Estado.

O vencedor ganha como prêmio uma passagem aérea com diárias para qualquer evento da área no Brasil. Em 2018 o vencedor foi o professor Ednilson Pereira da Rosa, da Escola de Tempo Integral Capitão Silvio de Farias, com o projeto “JIC – Jogos Internos Capitão”.

PROGRAMAÇÃO

Palestra de Abertura: “Educação Física Escolar Inclusiva”

Mesa Redonda: Educação Física e Esporte Escolar: Possibilidades de Intervenções na Inclusão.

– Apresentação do projeto vencedor do Prêmio Experiência de Sucesso 2018: “JIC – Jogos Internos Capitão” (Ednilson Pereira da Rosa) – Jaru

– Mostra de Trabalhos Científicos

– V Prêmio Experiência de Sucesso (Apresentação de 6  projetos)

Curso: esportes alternativos na escola

Curso: educação física adaptada

Curso: lutas na escola

Curso: atletismo

Encerramento:

– Entrega dos certificados e troféus do v prêmio experiência de sucesso;

– Entrega dos certificados de participação do v congresso estadual de educação física e Esporte escolar aos professores convidados

– Entrega dos certificados de participação do v congresso estadual de educação física e Esporte escolar aos professores participantes (on line).

Tags: Congresso Educação RO SeducRO