NOTÍCIAS

BNCC Tocantins 16:19, 26 jun 2019 Instituições planejam implementação da BNCC no território do Tocantins

Estiveram presentes entidades como o CEE, a UFT e a Undime O encontro foi realizado na sala de reuniões da Seduc
Foto: Marcio Vieira/Governo do Tocantins

Estiveram presentes entidades como o CEE, a UFT e a Undime

Philipe Bastos / Governo do Tocantins

Representantes de instituições e entidades ligadas à educação básica e superior estiveram presentes na tarde dessa terça-feira, 25, na sala de reuniões da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) para discutir ações colaborativas para elaboração e implementação do documento curricular das etapas educação infantil, ensino fundamental e ensino médio no território do Estado do Tocantins.

A reunião desta tarde contou com a presença do de representantes da Seduc, Conselho Estadual de Educação (CEE), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e Instituto Federal do Tocantins (IFTO).

De acordo com Larissa Ribeiro, diretora de Educação Básica da Seduc, o encontro visou o estreitamento dos laços entre a Seduc e as demais instituições. “A reunião de hoje teve como objetivo a articulação e o fortalecimento com esses parceiros, tanto na etapa da educação infantil e do ensino fundamental, que estão na fase de implementação e formação dos professores, quanto na etapa do ensino médio que ainda se encontra em fase de redação. Esse momento foi de estreitamento dessas relações para que a gente possa construir um documento de território, porque a BNCC mexe também com a formação inicial e continuada dos professores”, destacou.

Em sua avaliação, Robson Vila Nova, secretário executivo da Seduc, destacou a importância do debate e da união de esforços em favor do fortalecimento das políticas públicas de educação. “É um momento ímpar para o território do Tocantins, pois é uma oportunidade de reunir os atores no fortalecimento de ações colaborativas, com o foco na elaboração, implementação e monitoramento das políticas educacionais. No evento de hoje tivemos município, estado e união representados por um conjunto de órgãos e instituições discutindo as ações que perpassam a BNCC como uma política pública de educação para o território do Tocantins”, concluiu. 

Documento curricular

O documento curricular da educação infantil e do ensino fundamental, no Tocantins, foi aprovado e homologado pelo Conselho Estadual de Educação em 2018 e está em fase de planejamento de formação para os professores e gestores da educação básica. Este documento tem como base um conjunto de estruturas e conceitos orientados que visam ao desenvolvimento escolar, tendo como foco os procedimentos e fundamentos da educação infantil e do ensino fundamental, de modo a nortear as escolas tocantinenses da rede pública de ensino, estadual e municipal, quanto à articulação, organização e avaliação de suas propostas pedagógicas.

O documento foi resultante de um processo de construção coletiva e democrática em que, de maneira articulada, foram estabelecidas parcerias com diversas instituições e representações dos profissionais de educação para elaborar a proposta, totalizando 185 colaboradores atuando diretamente na elaboração do documento.

Já o documento curricular do ensino médio está em fase de elaboração para posteriormente também ser aprovado e homologado pelo Conselho.


Tags: Tocantins TO BNCC Seduc TO BNCC Tocantins