NOTÍCIAS

Pernambuco 15:48, 27 ago 2019 Intercambistas participam de reunião de pré-embarque da 8ª edição do Programa Ganhe o Mundo

Foto:

O evento foi realizado no Centro de Convenções e reuniu 537 estudantes selecionados

Durante a reunião de pré-embarque da 8ª edição do Programa Ganhe o Mundo, realizada na manhã desta terça-feira (27), o clima era de intensa alegria. O evento foi realizado no auditório Tabocas, no Centro de Convenções de Pernambuco, e reuniu 537 intercambistas que viajam para Alemanha, Chile, Argentina, EUA e Canadá, com início de embarque previsto ainda para este semestre. Também participaram do evento representantes de países parceiros, assim como consulados e embaixadas.

O objetivo da reunião é aprofundar e reforçar as orientações aos intercambistas participantes do PGM, assim como elucidar questões referentes à experiência de intercâmbio e adaptação ao país de destino. Na ocasião, os estudantes também participam de palestras ministradas pela equipe de coordenação do Programa. Cuidados com a saúde, seguro de viagem, documentação, bagagem, dicas de viagem, comunicação com o Brasil, controle financeiro e resolução de problemas no exterior são alguns dos temas abordados. 

Os estudantes receberam tablets da Secretaria de Educação e Esportes do Estado (SEE), além de kits de viagem contendo mala, ofertada pela Copergás; casaco e mochila, oferecidos pela Receita Federal.

O secretário de Educação e Esportes do Estado, Fred Amancio, cumprimentou os estudantes em sua fala de abertura e comentou sobre a experiência do intercâmbio.  “O Programa Ganhe o Mundo é um dos mais importantes da educação em nosso estado. E não é somente pelo aprendizado da segunda língua, os estudantes que participam têm a oportunidade de dar passos importantes na vida, como conhecer outros país e levar a nossa cultura por todo o mundo. Além disso, é um momento de crescimento e autoconhecimento extraordinário”, disse. 

Renata Serpa, superintendente do PGM, conversou com os intercambistas e alertou: “A alegria que vocês estão sentindo hoje é só o ensaio da que vocês irão sentir no dia do embarque. Aproveitem toda essa experiência”. 

Nívea Gabriela vem de Pesqueira e é a primeira indígena a ser selecionada para o intercâmbio do Programa. Ela é do povo Xukuru e viaja para Argentina. “Foi o primeiro ano de curso de segunda língua na escola, me empolguei e dediquei ao máximo para conseguir a vaga”, contou. 

Mateus Alexandre estuda na Escola Técnica Estadual Maria Eduarda Ramos de Barros, em Carpina,  e escolheu alemão para cursar. “No começo eu não tinha interesse pela língua. Com o passar das aulas fui me interessando pelo alemão e me apaixonei. Ainda não caiu a ficha que eu vou fazer um intercâmbio e, ainda mais, para Alemanha. Estou muito feliz e ansioso!”, comentou o estudante. 


Tags: Intercâmbio Pernambuco PE Programa Ganhe o Mundo Educação PE Educação Pernambuco Governo de Pernambuco PGM