NOTÍCIAS

Santa Catarina 15:34, 2 ago 2019 Júri técnico anuncia desenho vencedor do concurso da Logomarca da Feira Estadual de Ciência e Tecnologia

 Representantes do Júri do concurso Logomarca da Fecitec SC apresentam trabalho vencedor ao secretário Natalino Uggioni, à secretária adjunta Carla Bohn e ao consultor executivo da SED, João Ziegler. Reprodução da ilustração da aluna Laura Gerber Ferreira
Foto:

A Feira Estadual de Ciência e Tecnologia da Educação Básica e Profissional da Rede Pública de Ensino de Santa Catarina, Fecitec/SC já tem sua própria marca, conceituada por uma estudante. Laura Gerber Ferreira, aluna da EEB. Prof. Daniela Pereira, de Navegantes, na Coordenadoria Regional de Educação de Itajaí, é a vencedora do concurso promovido pela Secretaria de Estado da Educação (SED) entre alunos da rede estadual de ensino.

A escolha do trabalho vencedor foi feita por um júri multidisciplinar, composto por educadores das áreas de Design, Artes e Biologia, em uma parceria que envolveu a UDESC, o Instituto Estadual de Educação e a Gerência de Tecnologia da SED. Representantes do júri apresentaram o trabalho vencedor nesta quinta-feira, 1º de agosto, ao secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, e à secretária adjunta, Carla Silvanira Bohn.

“Observamos nas visitas em nossas escolas a grande valorização da arte e da cultura no desenvolvimento de habilidades socioemocionais dos nossos estudantes. Nesta iniciativa específica voltada à identidade da Fecitec, conseguimos aliar tal expressão à iniciação científica e à reflexão sobre a tecnologia. Parabenizamos a autora do trabalho vencedor pelo êxito” destacou o secretário de Estado da Educação.

A imagem vencedora do concurso da Logomarca da Fecitec irá personalizar os materiais de divulgação e as ações que compõem a organização e realização da Fecitec SC. Em 2019, a feira será realizada no mês de outubro, em Blumenau, onde a autora da logomarca vencedora será premiada.

Como a autora descreveu a imagem

Na ficha de inscrição, Laura Gerber Ferreira descreveu o conceito que buscou expressar no desenho.

“Primeiramente, deixei claro o fato se passar em SC, desenhando o mapa em verde, que retrata o meio ambiente. À frente, em balão de fundo redondo, rodeado por Átomo, simbolizo toda a Ciência e Química presentes na feira Dentro do balão temos engrenagens que representam a Mecânica e Tecnologia. Em seu lado direito, temos uma lâmpada acesa, enfatizando a tecnologia e mostrando grandes Ideias. À esquerda uma folha representa a preservação do meio ambiente. Por fim, temos uma grande mão vermelha, representando que os jovens e a Feira têm todos os elementos em suas mãos, com grande apreço”.

Os critérios valorizados na escolha

A professora do curso de Design da UDESC Dra. Gabriela Botelho Mager explicou a importância da movimentação da comunidade escolar e dos critérios estabelecidos. “A iniciativa deste concurso, diferentemente da escolha convencional de uma peça de design, integra a expressão artística e a reflexão sobre o tema da feira de ciências pelos alunos. Sob o ponto de vista do design, demos atenção à clareza na comunicação da mensagem a partir da ilustração, observamos possibilidade de uma assimilação rápida pelas pessoas, de boa legibilidade dos elementos da imagem e da facilidade de se reproduzir o desenho para os fins de divulgação”, comentou.

No que diz respeito à disciplina de Artes, a educadora Adriana Pacheco Bombazaro declarou que a criatividade e a capacidade de expressão ganharam atenção. “Contextualizar uma imagem é uma forma de comunicação com o espectador. A criação para a Fecitec associou os princípios artísticos ao mundo da iniciação científica e tecnológica, por meio dos símbolos e da sua representatividade educacional.”

A professora de Biologia Andréa Mara Pacheco de Oliveira Alves ressaltou que a tecnologia e a contextualização dos conteúdos em eventos como a Fecitec são aliadas no ensino. “Em 20 anos no magistério, foi possível constatar que a educação passou por muitas mudanças e a tecnologia tem grande influência nisso. Sinto-me realizada ao trabalhar Ciências com os alunos usando a tecnologia como atrativo para potencializar a aprendizagem”.

Sobre o Concurso

O Concurso da Logomarca da Fecitec/SC propôs aos participantes, por meio de edital, que concebessem um desenho com elementos visuais reportando à iniciação científica e tecnológica. Puderam concorrer alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental até a última série do Ensino Médio e estudantes da Educação Profissional da Rede Pública de Ensino de Santa Catarina. Cada escola da rede estadual teve a oportunidade de apresentar uma proposta de desenho.

A segunda etapa de seleção foi realizada pelas coordenadorias regionais de ensino, que puderam enviar a ilustração escolhida para a Secretaria de Estado da Educação.

O júri multidisciplinar

Professora
Adriana Pacheco Bombazaro
Área: Artes visuais

Possui graduação em Artes Visuais pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2006). Tem experiência em Artes com ênfase em Artes e Tecnologia e atua na Gerência de Inovação e Tecnologia da Secretaria de Estado da Educação (SED).

Professora Andréa Mara Pacheco de Oliveira Alves
Área: Biologia e Ciências

Possui graduação em Ciências Biológicas, licenciatura e bacharelado pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1998). É professora de Ciências e Biologia, efetiva no Instituto Estadual de Educação de Florianópolis. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Química e Ciências da Natureza e é adepta de recursos multimídia como a lousa digital em suas aulas.

Professora
Gabriela Botelho Mager
Área: Design

Graduada em Design Gráfico pela Universidade Mackenzie (1992), mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2004) e doutora em Design, pela PUC Rio (2011). É professora efetiva do curso de Design e integrante do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atua nas áreas de Branding, Gestão de Design, Design Editorial, Design Promocional, Design de Interação e UX Design.


Tags: Santa Catarina Ciência e Tecnologia Tecnologia SC Ciências Inovação e Tecnologia