NOTÍCIAS

Aulas Remotas 15:14, 17 jun 2020 Mais de mil alunos acompanham aulas remotas da Universidade Aberta do Piauí

Foto:

Como o uso das ferramentas tecnológicas, os alunos conseguem assistir aulas de casa.

A Universidade Aberta do Piauí - UAPI é um programa de ensino voltado para o desenvolvimento da modalidade de educação à distância com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no Estado do Piauí. Como faz uso das ferramentas tecnológicas, não está tendo problemas para dar continuidade às atividades mesmo durante o período de isolamento social decorrente do novo Coronavirus.

Funcionando por meio de estratégias de inovação tecnológica e atuando na oferta de cursos superiores, tecnológicos, de graduação e de pós-graduação, apoiados em metodologias que utilizam as tecnologias de informação e comunicação, as aulas da UAPI acontecem aos sábados, na sede do Canal Educação e são transmitidas ao vivo, via You Tube, para os alunos que assistem em suas residências.

"Para aqueles alunos que não têm computador com acesso à internet, disponibilizamos a estrutura dos laboratórios de informática dos nossos polos, tudo seguindo as orientações e protocolos dos órgãos da área de saúde, como o uso permanente e correto de máscara descartável ou de tecido, enquanto estiver nas dependências do polo; priorizar agendamentos de horários para evitar a aglomeração e para distribuir o fluxo de pessoas; os coordenadores deverão orientar todos que tiverem acesso ao polo sobre prevenção de contágio pelo coronavírus (COVID-19) e a forma correta de higienização das mãos e demais medidas de prevenção; manter distância segura entre os presentes, considerando as orientações das autoridades de saúde, e respeitando os decretos municipais sobre a limitação do número de pessoas em um mesmo local; outras medidas de limpeza, ventilação e segurança de equipamentos e ambientes. Em caso de qualquer suspeita ou sintomas de contaminação o aluno não deve se dirigir ao polo UAPI", disse a superintendente de Ensino Superior da Seduc, Maria de Lourdes Lopes.

A superintendente disse ainda que a ocasião atual demanda a adoção de novas práticas e condutas em ambientes públicos, de modo que se possa efetivamente enfrentar a emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo Coronavírus.

De acordo com o coordenador da UAPI, Orisvaldo Rodrigues, mais de 1.400 alunos assistiram aula em casa no último sábado e apenas 5 nos Polos UAPI. "Ao todo, tivemos 1.411 alunos assistindo a aula ao vivo neste sábado. Como trabalhamos com as ferramentas da EaD não estamos tendo problemas ou dificuldades no andamento das atividades da UAPI e as orientações quanto ao uso do laboratório de informática pelos alunos, são as mesmas orientadas pela OMS", afirma.


Tags: PI Piaui Aulas Remotas