NOTÍCIAS

Roraima 12:22, 14 jul 2020 MAIS ESCOLAS | Governo do Estado anuncia construção de escolas no Baixo Rio Branco

MAIS ESCOLAS | Governo do Estado anuncia construção de escolas no Baixo Rio Branco

A equipe de Governo visitou as localidades de Caicubi e Cachoeirinha, que serão contempladas com prédios escolares

Por Mágida Azulay Khatab

Fotos: Secom

Na última semana, em um trabalho conjunto, uma equipe formada por técnicos de várias secretarias e órgãos de Governo esteve na região do Baixo Rio Branco, município de Caracaraí, para verificação de terrenos. É que o Governo do Estado de Roraima vai construir duas novas escolas na localidade para atender a população ribeirinha.

Sob o comando do secretário adjunto da Educação Básica da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), Semaias Alexandre, a equipe visitou as regiões de Cachoeirinha e Caicubi. Em cada uma dessas localidades será construída uma escola.

As escolas serão nos padrões do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), com quatro salas de aula, uma quadra esportiva e capacidade para atender a 200 estudantes cada uma. Os recursos já estão garantidos por meio de emendas de parlamentares federais.

“O Governo do Estado, através da Secretaria de Educação, está fazendo um investimento e revitalização em todo o Baixo Rio Branco. Este ano, estamos implantando o Ensino Fundamental Anos Finais e em 2021 implantaremos o Ensino Médio na região. Além disso, serão construídas escolas. Durante a visita, em reunião com as lideranças da localidade, definimos o local onde serão construídas as escolas em cada comunidade”, explicou Semaias Alexandre.

Participaram da visita técnica servidores do Iteraima (Instituto de Terras de Roraima), CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima), Femarh (Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Seinf (Secretaria de Infraestrutura) e Secom (Secretaria de Comunicação).

Ensino Médio Modular

De forma inédita no Estado, a Seed implementou em 2019 o Ensino Médio Modular Itinerante nas escolas localizadas nas comunidades ribeirinhas do Baixo Rio Branco. Foram atendidos 80 estudantes das vilas Sacaí, Canauani, Cachoeirinha e Caicubi, do município de Caracaraí e das vilas Floresta e Remanso, pertencentes ao município de Rorainópolis.

A ação prevê a oferta do 1° ano do Ensino Médio por meio da EJA (Educação de Jovens e Adultos) em módulos e de forma itinerante. Os professores passam 20 dias em cada vila atendida pelo projeto atuando em salas anexas. Essas salas pertencem à Escola Estadual José Bonifácio, localizada na vila Santa Maria do Boiaçu, em Rorainópolis.

Para essa ação, a Seed realizou o primeiro processo seletivo específico para contratação de professores. Foram contratados 12 professores e a contratação foi para jornada de trabalho de 25 horas com salário de R$ 2.317,90 e para jornada de trabalho de 30 horas com salário de R$ 3.782,94.

Com a implantação do Ensino Médio Modular Itinerante no Baixo Rio Branco, a Seed garantiu o direito à igualdade de oportunidades e o acesso à educação, combatendo a exclusão social. Além disso, os estudantes ganharam a oportunidade de trabalhar o protagonismo juvenil, tornando-se jovens mais ativos no processo de aprendizagem, desenvolvendo também o empreendedorismo para que futuramente possam pensar em fomentar o crescimento da própria região.

Tags: Roraima RR