NOTÍCIAS

Bahia 17:24, 11 set 2020 Medalhista olímpica Ana Moser fala para educadores durante Seminário Formativo de Educação Física e Esporte Escolar

Medalhista olímpica Ana Moser fala para educadores durante Seminário Formativo de Educação Física e Esporte Escolar

Com o tema “Esporte educacional e formação da juventude”, a programação dos Seminários Formativos para Professores de Educação Física e Esporte Escolar foi encerrada nesta sexta-feira (11). O momento contou com a presença da ex-atleta de volêi e medalhista olímpica, Ana Moser, que falou sobre o trabalho que desenvolve como presidente do Instituto Educação e Esporte. 

O subsecretário da Educação do Estado, Danilo Souza, que estava representando o secretário Jerônimo Rodrigues, falou da importância do esporte como estratégia pedagógica na formação dos estudantes. “O governador Rui Costa e o secretário Jerônimo são entusiastas do esporte como instrumento de formação das crianças e dos jovens e de construção da cidadania nas diversas áreas da sociedade. E contar com Ana Moser, mostrando a sua visão e militância na luta, é um grande aprendizado para os educadores”.

Segundo Ana Moser, o objetivo do Instituto Educação e Esporte, criado em 2001, é o fortalecimento de ações que formem valores e condutas de um povo. “Este foi o nosso primeiro passo, o foco no desenvolvimento de habilidades e valores, e, em um segundo momento, a preocupação com a inatividade física, que impacta na saúde, no desenvolvimento individual, na economia e na ocupação de espaços públicos. Para isso, a formação dos educadores é importante, porque cria uma rede por meio das atualizações e intercâmbios”, contou.

Para o coordenador executivo de Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes, a ampla participação dos educadores mostrou a importância dos seminários. “A participação dos professores durante os seis encontros mostra o forte papel deste tema na discussão pela melhoria da educação. E a formação continuada será uma ferramenta constante no aperfeiçoamento dos professores de Educação Física e Esporte Escolar na rede baiana, pois acreditamos nela como parte de uma educação integral dos estudantes ”, disse.

A diretora-geral do Instituto Anísio Teixeira (IAT), Cybele Amado, ressaltou a política de formações que a SEC vem desenvolvendo com os educadores baianos. “Entre as ações que estão sendo desenvolvidas, a formação continuada é uma ferramenta estratégica para a qualificação da educação. E a Educação Física e o Esporte Escolar integram os temas que fazem parte desta área que é tão importante para os estudantes e professores”, afirmou.

Seminários formativos

Os seminários, que foram iniciados no dia 25 de agosto, têm como objetivo atualizar os educadores sobre as novas possibilidades de intervenção pedagógica, a partir da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), evidenciando as unidades temáticas apresentadas no documento, além de discutir sobre a sistematização dos conteúdos no retorno às aulas, quando for possível, diante da pandemia do novo Coronavírus, e estimular o pensamento interdisciplinar. O evento virtual envolveu a realização de cursos e seminários temáticos com especialistas voltados para educadores das redes estadual e municipais.

A programação, que está disponível no Canal do YouTube do IAT, contou também com os temas: “Educação Física na Bahia: apontamentos históricos e intervenção no âmbito escolar”; “Educação Física e novas perspectivas pós-pandemia: possibilidade pedagógicas e BNCC”; “Educação Física e a promoção da saúde: como abordar a temática na escola”; “Educação Física Escolar e Saúde: uma abordagem interdisciplinar”; e “Jogo e lazer na escola: metodologias ativas e outras possibilidades”.

Tags: Bahia Seminários Formação Continuada BA Portal da Educação Educação Física