NOTÍCIAS

Intercâmbio 16:46, 14 jan 2019 No Amapá, programa abre inscrições para intercâmbio nos EUA e Egito

No Amapá, programa abre inscrições para intercâmbio nos EUA e Egito

São ofertadas quatro bolsas integrais para quatro semanas de atividades acadêmicas no exterior. Resultado final será divulgado em 28 de março.

Por Wellington Costa

Continuam abertas até o dia 28 de fevereiro as inscrições gratuitas para o Programa BP Global STEM Academies, que vai ofertar quatro bolsas de intercâmbio de ensino médio para estudantes do Amapá. As bolsas são integrais para quatro semanas de atividades acadêmicas no Egito ou nos Estados Unidos. As inscrições podem ser feitas no site https://application-afs.force.com/bp/s/applynowregister.

O programa é uma parceria entre a empresa BP e o Governo do Amapá. No Egito, o intercâmbio ocorrerá de 27 de junho a 23 de julho e, nos Estados Unidos, de 7 de julho a 1 de agosto. O destino será definido pela AFS Intercultura, instituição organizadora do programa de intercâmbio, porém, o candidato deve informar sua preferência e o motivo. Serão quatro semanas de estudos e experimentos de temas da área de STEM (ciências, tecnologia, engenharia e matemática).

Além do intercâmbio de quatro semanas nos Estados Unidos ou Egito, os estudantes selecionados terão direito à hospedagem, alimentação, passagem internacional (ida e volta), despesas com o deslocamento durante o intercâmbio, seguro médico, passagem doméstica até o ponto de embarque internacional, podendo ser RJ ou SP (ida e volta), taxa de visto e taxa de emissão de passaporte.

Requisitos

Entre os requisitos para participar, é necessário que o estudante tenha entre 15 e 17 anos e meio, até junho de 2019; esteja cursando o ensino médio em escola pública; ter nível de inglês intermediário e histórico escolar que comprove bom desempenho nas disciplinas de ciências, física, química e matemática.

Processo seletivo

O processo é composto de três etapas, todas eliminatórias. Na primeira fase, o candidato deverá preencher o formulário online no site https://application-afs.force.com/bp/s/applynowregister, que é constituído de questionário sobre informações pessoais, educacionais e de saúde. Indicar o destino onde o bolsista vai realizar o intercâmbio (Egito ou Estados Unidos).

A segunda etapa consiste na validação dos critérios para semifinalistas do programa. O resultado dessa etapa sairá no dia 5 de março, com a lista dos semifinalistas, podendo ser até 15 estudantes. Após a divulgação dos nomes dos semifinalistas, serão realizadas as entrevistas para avaliar o perfil dos candidatos, validar o interesse em ciências, verificar a capacidade de comunicação em inglês e o perfil econômico da família. O resultado final será divulgado no dia 28 de março. Quatro estudantes e dois suplentes serão selecionados.

Tags: Ensino Médio Inscrições Amapá Intercâmbio AP