NOTÍCIAS

Secretaria da Educação do ES 14:17, 26 jun 2020 Núcleo de Atividades para Altas Habilidades/Superdotação criam novas propostas de incentivo à projetos e ideias

Núcleo de Atividades para Altas Habilidades/Superdotação criam novas propostas de incentivo à projetos e ideias

O Núcleo de Atividades para Altas Habilidades/Superdotação (NAAAH/S), da Secretaria da Educação (Sedu), tem criado novos formatos de interação e incentivo de boas ideias. Neste mês de junho, foi lançada a "Ação Boas Práticas do Atendimento Educacional Especializado (AEE)", que foi uma proposta para a criação de um grupo de diálogo no WhatsApp, visando à troca de experiências e novas ideiais para o AEE.

A ação envolveu todos os professores das salas de recursos de Altas Habilidades da Rede Estadual e a professora Adriane Nunes como mediadora captou projetos bem-sucedidos, que foram desenvolvidos em anos anteriores. “Os objetivos são dar visibilidade aos projetos diferenciados, produzidos pelas salas de recursos do Estado, e possibilitar que os mesmos sejam replicados pelas demais salas”, disse Adriane.

Uma das práticas identificadas foi o projeto "Teatro na Escola", da professora Simone Clarindo, do AEE do Colégio Estadual do Espírito Santo, em Vitória. O texto sobre a prática da professora foi divulgado para os demais professores, por meio de live, realizada no último dia 19, que contou com o relato de alunas que participaram do projeto: Izabelly dos Santos Bento, Milena Santos Bravin e Kalianna Tolentino Lenzi Soares, além da professora Adriane Nunes e equipe do NAAH/S.

Projeto de Robótica

O projeto de enriquecimento curricular de Robótica Educacional, oferecido pelo NAAH/S, é realizado em contraturno escolar, uma vez por semana, nas segundas-feiras, com o professor Aluísio Rabello. Com o surgimento do trabalho remoto, as propostas de enriquecimento não pararam e são realizadas por meio do Google Sala de Aula, com orientações nos grupos de Whatsapp e vídeo-chamadas.

Uma das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) para os estudante foi a participação em um torneio de robótica, com o tema "Desafio Covid19", em que os estudantes deverão escolher uma área impactada pela Covid-19 e propor soluções que utilizam a robótica para prevenir, diagnosticar ou combater os danos causados pela pandemia.

I


Tags: ES Sedu Secretaria da Educação do ES