NOTÍCIAS

Sergipe 13:28, 15 jan 2021 "O Enem, o sonho e Você": preparação para o exame ganha ritmo com aula-show no YouTube

Foto:

Ação do professor Fabiano Oliveira, do Centro de Excelência Dom Luciano, escola que oferta o ensino médio em tempo integral, em Aracaju, chega ao quarto ano e marca o lançamento de uma revista digital

Músicas famosas como “Rita”, “Graveto” e “Péssimo Negócio” são algumas canções que inspiraram a quarta edição do projeto "O Enem, o sonho e você", do professor Fabiano Oliveira, que utiliza a produção de paródias como ferramenta de ensino dos conteúdos de Língua Portuguesa, Literatura e Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta sexta-feira, 15, ao vivo no YouTube da Educação Sergipe, aconteceu o lançamento da aula-show e do EP com 20 faixas sobre o Enem.

Transmitido do Museu da Gente Sergipana, a IV tour da revisão cantada apresentou ao público paródias inéditas que também estão disponíveis para download na plataforma Sua Música, além da revista digital que traz as composições e histórico do projeto. A live foi iniciada falando sobre o Concretismo no Brasil, movimento artístico, e também uma corrente literária, caracterizado pela objetividade e pelo trabalho experimental com o espaço. Segundo o professor Fabiano, o tema é recorrente no Enem, presente nas últimas seis edições do exame.

Em seguida, a aula-show de revisão dos conteúdos do Enem 2020 segue com as dicas sobre tipologias textuais, funções da linguagem, análise sintática, Modernismo e Romantismo, temas que foram transformados em paródias com canções da atualidade e outras que fizeram história na música.

“A tour é de fundamental importância porque nos une e nos fortalece, seja presencialmente ou online. Por ser um momento de muita tensão, aprender cantando faz com que os alunos diminuam a tensão”, declarou Fabiano Oliveira.

“A música alimenta a alma. As paródias são como revisões dos conteúdos e elas trazem palavras e expressões-chave que auxiliam na memorização de conteúdos. Pus as palavras mais comuns dentro das paródias para que eles possam fazer pontos com o que foi lido durante o ano letivo. Aprender de uma forma não tradicional faz com que o conhecimento seja levado para a vida”, completou o professor, que é conhecido por utilizar a arte como intervenção de ensino.

Para a professora Ana Lúcia Lima Muricy, diretora do Departamento de Educação (DED), por meio de paródias, o professor Fabiano Oliveira consegue trabalhar os conteúdos de português e literatura, fazendo a revisão de uma forma tranquila e lúdica, “com todas as características principais e as orientações para que os alunos façam uma boa prova. Então, nada mais importante nesse momento que aprender de uma forma descontraída”, pontuou. A gestora reitera a importância das ações que vêm sendo desenvolvidas pelas escolas: “Esse projeto vem a se somar às outras atividades que as unidades da rede estadual estão desenvolvendo durante o ano letivo para que os alunos tenham mais uma oportunidade de aprendizagem e fixação dos conteúdos necessários do Enem”, disse.

Para acompanhar a transmissão, clique no link: https://www.youtube.com/watch?v=rUEbjip8pdQ. Já a revista com as paródias está disponibilizada no Portal Estude em Casa: https://www.seed.se.gov.br/estudeemcasa/#/303.


Tags: Sergipe SE ENEM