NOTÍCIAS

Paraná 15:37, 14 jan 2016 Paraná inicia ano letivo com cursos técnicos inéditos

Centro Estadual de Educação Profissional de Curitiba, no Paraná. Centro Estadual de Educação Profissional de Curitiba, no Paraná. Centro Estadual de Educação Profissional de Curitiba, no Paraná.
Foto: Hedeson Alves/SEED

A partir do dia 29 de fevereiro, quando inicia o ano letivo de 2016, os estudantes da rede estadual de ensino e a comunidade escolar terão duas opções inéditas para a formação profissional gratuita. Em Cascavel, no Oeste, a novidade será o curso técnico em Móveis, ofertado pelo Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto. Na Capital, a novidade é o curso técnico em Biotecnologia, que será oferecido pelo Centro Estadual de Educação Profissional de Curitiba.

Os cursos serão aplicados em duas modalidades. Para o técnico em Móveis as ofertas serão na modalidade subsequente, para alunos que já concluíram o ensino médio ou membros da comunidade escolar com idade acima de 17 anos. Já o técnico em Biotecnologia será ofertado nas modalidades subsequente e integrada, a segunda opção é para alunos que estão cursando o ensino médio junto com a formação técnica, intercalando as disciplinas. O Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) de Curitiba também inicia o ano letivo com a oferta do curso técnico em Mecânica, além dos cursos de Edificações, Eletromecânica, Eletrônica, Química e Meio Ambiente já existentes na escola.

Os novos cursos foram inseridos na grade da rede de ensino técnico após consulta realizada por técnicos dos Núcleos Regionais de Educação (NREs) e do Departamento de Educação e Trabalho (DET) da Secretaria de Estado da Educação junto à comunidade escolar local. O objetivo é oferecer novas opções para a formação profissional de acordo com a demanda do setor produtivo de cada região.

Para a oferta dos novos cursos, as escolas passaram por obras de ampliação e receberam novos laboratórios, salas de aula e acervo bibliográfico específico para os cursos. “Estamos oferecendo aos nossos estudantes novas oportunidades para a formação profissional de qualidade e gratuita em sua própria comunidade e com isso ampliar a possibilidade de emprego e de melhorar a renda de suas famílias”, disse a secretaria da Educação, Ana Seres.

OUTRAS OPÇÕES – Além dos cursos inéditos, a Secretaria de Estado da Educação também vai ampliar as ofertas de cursos já existentes na rede de ensino técnico. Serão mais de 20 cursos que iniciam as atividades em escolas de diferentes regiões, além do curso de Formação de Docente, que será ofertado no Colégio Estadual 14 de Dezembro, no município de Alvorada do Sul, na região Norte. A rede estadual de ensino oferta atualmente 61 cursos técnicos em nível médio em 353 estabelecimentos de ensino, em 183 cidades em todas as regiões do Estado.

ENSINO DE QUALIDADE PARA TODOS – Os cursos na rede estadual estão disponíveis em diferentes modalidades para atender toda a comunidade paranaense de diferentes idades. Para os alunos que estão ingressando no ensino médio, com idade entre 14 e 15 anos, os cursos são oferecidos integrados às disciplinas da base nacional comum. Para quem já concluiu o ensino médio e possui idade acima de 17 anos, a formação é na modalidade subsequente ou concomitante.

Para quem não teve a oportunidade de fazer o ensino médio, mas deseja obter uma formação técnica, a Secretaria da Educação oferece cursos na modalidade Educação para Jovens e Adultos (EJA), na qual alunos com mais de 18 anos estudam as disciplinas técnicas aliadas às disciplinas da base nacional comum, concluindo assim o ensino técnico e médio ao mesmo tempo.

Além das escolas regulares que ofertam cursos técnicos, a rede estadual conta com 19 centros estaduais especializados no ensino profissional. Estas unidades oferecem uma estrutura moderna com dormitórios, salas de estudo, refeitórios, auditórios, laboratórios específicos, bibliotecas e ginásios esportivos, acervo bibliográfico próprio para os cursos ofertados, além dos equipamentos para aulas práticas e atividades de contraturno escolar.

SERVIÇO - Consulte os cursos disponíveis em: http://www.educacao.pr.gov.br/cursostecnicos/

Tags: Paraná PR Cursos Técnicos Ensino Profissionalizante