NOTÍCIAS

Paraná 12:30, 18 set 2015 Parceria com Defesa Civil garante Brigadas Escolares em todo o Paraná

Os 5 mil alunos do Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba, participam de um exercício simulado de plano de abandono do prédio. Os 5 mil alunos do Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba, participam de um exercício simulado de plano de abandono do prédio. Os 5 mil alunos do Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba, participam de um exercício simulado de plano de abandono do prédio. Os 5 mil alunos do Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba, participam de um exercício simulado de plano de abandono do prédio. Os 5 mil alunos do Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba, participam de um exercício simulado de plano de abandono do prédio. Matheus Gomide, de 13 anos, do 9º ano. Rhanna Viana Sarot, de 14 anos, do 9º ano.
Foto: Pedro Ribas/ANPr

O Programa Brigada Escolar, Defesa Civil na Escola existe desde 2012 no Paraná e virou Lei Estadual em 2015. No ano passado, todas as escolas da rede estadual receberam um kit de equipamentos com extintores, lâmpadas de saída de emergência e placas reflexivas que indicam a rota de fuga em caso de incêndio. O plano de abandono escolar faz parte do calendário de todas as escolas estaduais e conveniadas.

Cada escola possui uma Brigada Escolar formada por, no mínimo, cinco funcionários. O programa tem três eixos de atuação – a capacitação de brigadistas, a adequação da edificação escolar e o plano de abandono escolar. “Esses exercícios simulados nos dão uma garantia da continuidade do programa e principalmente da verificação, na prática, de como os alunos se portam em situações de emergência. Estamos conseguindo implantar uma cultura de prevenção nas escolas estaduais”, explicou o tenente-coronel Edemilson de Barros, coordenador-executivo da Defesa Civil do Paraná.

Os 5 mil alunos do Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba, participaram nesta quinta-feira (17) de um exercício simulado de plano de abandono do prédio. A atividade é uma ação do Programa Brigadas Escolares, Defesa Civil na Escola. Uma vez por semestre as 2,5 mil escolas estaduais e conveniadas do Paraná fazem um exercício deste tipo como treinamento para situações de emergência.

A aluna Rhanna Viana Sarot, de 14 anos, do 9º ano, participou de todos os treinamentos no Colégio Estadual. As informações que recebeu foram repassadas para os pais e familiares. “Sempre comento em casa o que aprendemos na prevenção de situações de emergência, de como se portar. Aqui na escola todo mundo sabe como agir se acontecer algo, que precisa ter calma e sair de forma organizada para não ter o risco de ser pisoteado”, disse Rhanna.

Matheus Gomide, de 13 anos, do 9º ano, afirmou que os alunos já assimilaram bem as informações da Brigada Escolar. “Agora, em casos de incêndio, já sabemos como nos comportar. Se a gente não tivesse esse treinamento não saberíamos como agir, iria sair todo mundo correndo e viraria uma bagunça”, afirmou.

A diretora do Colégio Estadual do Paraná, Laureci Schmitz Rauth, explica que esse conhecimento repassado pelo programa aos estudantes, professores e funcionários é levado para fora da escola.

“Quando estiverem em shoppings, cinemas ou mercados, todos vão saber o que fazer se acontecer algum sinistro”, disse. A diretora também explicou que houve um grande avanço desde os primeiros treinamentos feitos na escola. “Nos primeiros anos a evacuação durava aproximadamente de 25 minutos. Hoje, conseguimos abandonar o prédio em 8 minutos”, definiu.

PROGRAMA – O Programa Brigadas Escolares, Defesa Civil na Escola iniciou em 2012 e foi elaborado em parceria com a Vice-Governadoria, Casa Militar/Defesa Civil, Secretaria de Educação e Secretaria de Segurança/Corpo de Bombeiros com o objetivo principal de disseminar os temas da Defesa Civil no ambiente escolar da rede pública de ensino do Paraná.

Entre esses assuntos, os temas sobre combate a princípios de incêndio, prevenção de pânico, suporte básico da vida e execução do Plano de Abandono são os mais tratados.

Tags: Paraná PR Defesa Civil Brigada Escolar