NOTÍCIAS

Projetos e Premiações 15:01, 20 ago 2019 Parceria prevê ampliação de ambiente digital nas escolas

Foto:

Na manhã desta segunda-feira (19) o governador Wellington Dias assinou, no Palácio de Karnak, o termo de parceria com a empresa Cisco Systems Inc., líder mundial no fornecimento de equipamentos de rede para a Internet, que viabiliza a implantação do programa Cisco Networking Academy. O termo faz par parte do contrato da PPP Piauí Conectado também assinado pelo secretário da educação, Ellen Gera; e a superintendente de Parcerias e Concessões do Estado, Viviane Moura.

Por meio do programa Cisco Networking Academy, os centros de ensino da rede estadual selecionados pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) se tornarão Academias Locais com aplicação de cursos utilizando uma plataforma da empresa nas escolas com formação voltadas aos professores e alunos ampliando o ambiente de aprendizagem.

O governador Wellington Dias destaca que a parceria entre os setores públicos e privados ampliou a rede de fibra ótica no estado em 5km e agora uma plataforma irá ofertar capacitação na área da tecnologia.

"Temos parceira com as empresas Globaltask e Cisco na rede de Piauí conectado que garante plena rede de fibra ótica em Teresina, já em outubro, e agora partimos para um caminho novo na geração de oportunidades para empreendedores. Ao fazermos este elo entre tecnologia com as pessoas jurídicas, residências, assistência técnica e nossa área de administração colocamos o Piauí no patamar atualizado por meio da tecnologia", afirmou Dias.

O secretário da Educação Ellen Gera, destaca que a Seduc já possui escolas técnicas que ofertam o curso de informática e a rede tende a ganhar com a utilização de uma plataforma de cursos com referência mundial na área de conectividade.

"Com esta importante parceria entre a Seduc e a Cisco conseguiremos aliar o ensino e tecnologia para dentro das escolas públicas da rede estadual. Neste momento iremos selecionar escolas e professores para criar um ensino de multiplicadores e a partir desta etapa ampliar o atendimento para os nossos alunos com a expectativa de chegar a 5 mil estudantes passando por esta plataforma", disse Ellen Gera.

Ellen Gera explica ainda que o programa Cisco Networking Academy vai oferecer cinco mil bolsas de estudo e emissão de certificados para estudantes  e capacitação para professores da rede pública de ensino do Estado do Piauí.

As primeiras turmas já serão conectadas a partir de setembro, em Teresina, com o projeto piloto em quatro escolas e nas fase seguinte será ampliado para 24 escolas. "Os alunos com melhor avaliação em cada turma serão contemplados com bolsa remunerada, computador e internet, assim como a oportunidade de estágio no Piauí Conectado durante seis meses logo após a finalização do curso. O programa contempla ainda a capacitação de 24 professores multiplicadores com treinamento específico e contarão com bolsa incentivo", completa o secretário.

Ricardo Mucci, diretor do setor público-privado da empresa Cisco System, explica que o projeto em parceria com o Piauí visa estruturar a rede pública na área de internet e posteriormente oferecer uma plataforma com cursos voltados à inclusão digital e empreendedorismo.

"A ideia nossa, junto com o Governo, por meio do SPE Piauí Conectado é fazer uma base de conhecimento digital para as pessoas para que sejam serão inseridas dentro de uma comunidade de trabalho. A Networking Academy tem esse propósito de trazer conhecimento, transformar, criar a alfabetização digital dentro da vida das pessoas então a base deste projeto é realizar a alfabetização digital para a vida das pessoas", explica.

Tags: PI Piaui Projetos e Premiações