NOTÍCIAS

Saeb 13:03, 21 ago 2019 Piauí realiza Seminário sobre avaliação e avanço dos indicadoresdo Ensino Médio

Foto:

De 2015 a 2017, Estado subiu duas posições no IDEB, com melhora tanto na aprendizagem como no índice de aprovação dos estudantes.

Cerca de 600 profissionais da rede estadual de Educação, entre gerentes regionais, coordenadores de ensino, diretores de escolas, supervisores e técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) participaram, nesta terça-feira (20), do "Seminário Estadual Gestão Pedagógica e Avaliação".

Com o objetivo de discutir e reforçar a importância da avaliação para a gestão pedagógica e para o avanço dos resultados educacionais do Ensino Médio público do Piauí, o evento faz parte da parceria da Seduc com o Instituto Unibanco, por meio do Jovem de Futuro, programa de gestão da educação com foco na aprendizagem dos estudantes e sua permanência na escola.

Para o Secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, é fundamental que os gestores entendam a importância das avaliações da aprendizagem, para que servem e como podem contribuir para que a rede consiga garantir o que os jovens piauienses cheguem ao Ensino Médio, aprendam e concluam a Educação Básica.

"Este ano a nossa rede está totalmente mobilizada para o SAEB, que é uma avaliação muito importante para medir a qualidade do aprendizado nas nossas escolas. É preciso que nossos gestores e professores entendam como ela funciona e como ela pode contribuir para alcançar o principal objetivo da escola, que é fazer todos os estudantes aprenderam e avançarem cada vez mais", explicou.

O secretário lembrou que a parceria com o Instituto Unibanco teve início em 2015, em 139 escolas públicas, chegando a todas as 462 escolas da rede em 2018 e que o Seminário faz parte do trabalho do Circuito de Gestão do Jovem de Futuro, um projeto que busca profissionalizar a gestão escolar da rede estadual.

"Temos tido resultados crescentes no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em todas as etapas e o Jovem de Futuro, em especial, trabalha com o Ensino Médio. O Piauí vem avançando de forma acelerada e é um dos três estados que tem a maior variação entre 2005 e 2017 no avanço do IDEB. Nosso estado foi um dos 11 que tiveram variações positivas, tanto no desempenho dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática quanto na taxa de aprovação. Temos muito ainda por fazer e para isso temos que mobilizar e motivar toda a rede para que possamos avançar cada vez mais", frisou Ellen.

O superintendente do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques, destacou a importância de as escolas terem uma Gestão de Excelência com Equidade. "Há reconhecimento inequívoco que o Piauí é um dos poucos estados que tem, consistentemente, aumentado o acesso à escola. A taxa de aprovação não para de crescer e, por consequência, os jovens que entram no Ensino Médio aprendam mais que a geração anterior. Para manter o ritmo precisamos aumentar não só a consistência das estratégias da educação do Piauí, mas sobretudo, responsabilizar todos os gestores e cobrar deles que as metas sejam atingidas é fundamental", afirmou.

O Seminário Estadual Gestão Pedagógica e Avaliação foi transmitido ao vivo em todos os 900 pontos de Mediação Tecnológica do estado do Piauí pelo Canal Educação, plataforma da Seduc, e também pelo canal do Instituto Unibanco através do YouTube.


Tags: PI Piaui Saeb